Serviço de nuvem Windows Azure da Microsoft fica fora do ar por cinco horas

2

A plataforma de serviços na nuvem Windows Azure, da Microsoft, um elemento-chave na estratégia do novo CEO da fabricante de software, Satya Nadella, para reformular a empresa, ficou fora do ar em todo o mundo na segunda-feira, 18, por cerca de cinco horas.

O sistema, que permite às empresas acessar recursos computacionais e executar programas por meio da internet, sofreu um rompimento que afetou pelo menos seis grandes componentes em vários data centers que a fabricante de software tem espalhados pelo mundo, segundo um comunicado publicado em seu site.

No Brasil, onde a plataforma passou a operar no primeiro semestre deste ano, também houve interrupção dos serviços. Procurada por este noticiário, a fabricante de software, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou comunicado no qual informa que "todos os serviços da Microsoft afetados estão totalmente restaurados". E acrescentou: "Para mais informações, os clientes devem visitar o painel Azure http://azure.microsoft.com/en-us/status/."

O serviço de cloud computing da Microsoft, que compete com serviços rivais do Google e da Amazon.com, já havia sofrido algumas interrupções neste mês. É incomum que suspensões de serviço de nuvem afetem mais de um data center ao mesmo tempo, por isso esta está sendo considerada a mais grave falha do Azure, desde que algumas ferramentas de armazenamento ficaram offline em fevereiro do ano passado.

A divisão de nuvem da Microsoft, que inclui o Windows Azure, tem receita anual de cerca de US$ 4,4 bilhões, e faz parte da estratégia de parcerias da companhia para se consolidar nesse mercado. No ano passado, a fabricante de software anunciou um acordo com a Oracle  para tornar seus produtos compatíveis para ambientes na nuvem.

Em maio deste ano, a Microsoft anunciou um acordo semelhante com a Salesforce.com para criar novas soluções que conectem os aplicativos e a plataforma de gestão de relacionamento com clientes (CRM) da Salesforce ao Office e Windows. O acordo permitirá também aos clientes do serviço de computação em nuvem Windows Azure usar o software da Salesforce.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, alguém sabe me dizer se o Office 365 utiliza a plataforma Azure? É que estamos num projeto de passarmos para o office 365 e este anúncio nos assustou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.