O Celcoin, aplicativo que oferece serviços financeiros sem a necessidade de conta bancária, acaba de fechar parceria com a Infobip, que garante mais segurança nas operações já que o usuário recebe uma comunicação cada vez que uma transação bancária é efetuada.
Hoje, no Brasil, cerca de 55 milhões de pessoas não possuem conta em bancos e 59 milhões estão com o CPF negativado, segundo dados do IBGE e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), respectivamente. O aplicativo foca especialmente esse público e funciona como um "banco virtual", possibilitando diversas operações financeiras, como pagamentos de contas.
Um dos desafios encontrados pelo Celcoin foi a questão da confiança, já que os usuários não estavam acostumados a realizar transações financeiras via celular. Outra questão foi a carência de internet em algumas regiões, que fez com que a empresa notasse a necessidade de uma solução pela qual as pessoas pudessem usar o aplicativo também off-line.
Nesse contexto, a Infobip contribuiu em três frentes: segurança, operacional e comunicação. A empresa envia um SMS para notificar o débito na conta, em qualquer operação realizada. Além disso, o usuário consegue consultar saldo, extrato e fazer a recarga de celular por meio de mensagens, sem a necessidade de conexão com a internet. A solução também possibilita a divulgação de novas funcionalidades e a resolução de dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo.
Para Yuri Fiaschi, sales director Latam da Infobip, o SMS facilita a comunicação entre usuários e empresas, por ser um método já conhecido do público. "O Celcoin precisava de uma ferramenta de comunicação de fácil utilização e de grande alcance. O SMS é o instrumento ideal, por se tratar de uma ferramenta com a qual os usuários já estão familiarizados. Assim, estabelecemos uma relação de confiança com o público. Especialmente por ser um aplicativo financeiro é importante que exista esse sentimento de segurança."
Para o Celcoin, o SMS é o mecanismo mais democrático, pois alcança todos os dispositivos móveis. "Como focamos em um público que, na maioria, nunca havia feito uma transação financeira por celular, é importante passar segurança. Por isso, a comunicação é uma prioridade para nós. Para facilitar a adaptação, buscamos sempre uma forma simples e abrangente de falar com as pessoas. Por causa das deficiências em infraestrutura de internet em diversas regiões, o SMS tornou-se um método de comunicação bastante popular, especialmente por causa da confiabilidade", conclui Marcelo França, CEO do Celcoin.