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Hotéis em Minas Gerais aumentam uso de tecnologia para conquistar e manter clientes

Postado em: 20/04/2018, às 18:15 por Redação

A tecnologia tem garantido bons resultados às operações hoteleiras. O Hotel Ramada Encore Virgínia Luxemburgo e o eSuítes Virgínia Luxemburgo, em Belo Horizonte, são exemplos concretos de que investir e estar atento ao que há de novo para o segmento pode mesmo valer a pena. Há um ano, os estabelecimentos, que somam 135 quartos, buscaram apoio na solução To.Do Hotel da Leucotron Telecom para trazer mais eficiência ao sistema de governança dos empreendimentos que fazem parte do grupo Vert Hotéis.

Os resultados vieram na forma de aumento de produtividade, controle de processos, diminuição de erros na liberação de apartamentos para check in/check out.  Integrado ao software de hotelaria PMS, o To.Do permite o gerenciamento mais eficiente das atividades de hotéis por meio de uma interface web simples.

Também possibilita a rápida verificação da disponibilidade de quartos, busca todas as informações sobre check in e check out dos hóspedes e automatiza o trabalho das camareiras na distribuição das rotas de serviços. Além disso, a recepção também tem acesso a todo histórico de informações, o que facilita o comando e a integração das atividades, aceleração do tempo e melhoria da qualidade de serviços e das experiências positivas dos clientes.

Tudo ocorre com apenas um click por parte da governanta, funcionária do hotel, em um tablet ou smartphone. A partir daí, as atividades são distribuídas para os demais funcionários envolvidos, otimizando tarefas que, antes, eram feitas sem auxílio da tecnologia. Na recepção há também melhoria evidente no relacionamento e atenção ao hóspede. Governanta e funcionários da recepção podem, por exemplo, ter acesso a todo o histórico de informações, em tempo real, através da web. Os apontamentos são feitos no aplicativo e atualizados no PMS.

O registro de achados e perdidos, agora, é realizado também em tempo real, deixando a informação disponível de imediato na recepção. "Agora temos um trabalho mais organizado e tranquilo. Hoje, na hora que a arrumação de um apartamento é finalizada, a recepção já está ciente", esclarece Pollyana de Sousa, gerente geral do estabelecimento. Além disso, há maior eficiência na coordenação da operação, economia de tempo, maior tranquilidade para as camareiras, segundo a executiva.

Pollyana esclarece que além da inovação em termos de tecnologia o sistema de gestão foi otimizado e concebido contemplando as peculiaridades do Ramada. E, segundo a executiva, se antes havia a possibilidade de a camareira, por muito trabalho, não avisar sobre a finalização na arrumação de um quarto, ou haver algum problema na comunicação, que era feita de forma menos eficiente, "a tecnologia facilitou o comando das atividades, foi um agente transformador. Além disso, a Leucotron nos deu a possibilidade de colocar nossas peculiaridades no sistema na fase de teste e inovou com conteúdo diferenciado e relatórios", esclarece

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