Brasil é o 52º colocado no ranking global de velocidade 4G

0

O OpenSignal, instituto de pesquisa que mede a velocidade das conexões móveis com a internet em todo o mundo, divulgou nessa terça-feira, 20, o seu mais recente relatório, desta vez a respeito do quarto trimestre do ano de 2017. A posição do Brasil no estudo não é das melhores. No ranking que compara a velocidade média das conexões 4G no mundo, o país aparece em 52º, perdendo para boa parte da Europa, Ásia e América do Norte. Por aqui, o OpenSignal estima que o 4G atinja velocidade média de 19,67 Mbps.

O relatório compara velocidade média e cobertura de redes 4G em mais de 4 milhões de dispositivos analisados em 88 países. Embora algumas operadoras chamem conexões HSPA de 4G, o OpenSignal analisou somente as conexões feitas por meio do padrão LTE.

Apesar do resultado, o Brasil está na frente da maioria dos vizinhos da América do Sul, como Uruguai (58º), Chile (59º) e Argentina (80º). E do que os Estados Unidos, que ficaram em 62º.

O melhor colocado do ranking, como vem acontecendo há alguns anos, continua sendo a cidade-estado de Singapura. Por lá, a velocidade média do 4G pode chegar a 44,31 Mbps, de acordo com os estudos do OpenSignal. Em segundo lugar aparecem os Países Baixos e, em terceiro, a Noruega.

Cobertura

O OpenSignal também analisa a cobertura do 4G em cada país, medindo a "proporção de tempo em que usuários têm acesso" à rede de internet LTE. A medida acaba levando em conta tanto o espaço territorial que as operadoras cobrem como a estabilidade das conexões de 4G.

Nesse ranking, o Brasil aparece ainda mais longe do topo. Estamos em 78º, com cobertura de 61,26%, e a apenas um passo de estarmos entre os dez piores colocados. No estudo, o Brasil só está à frente de países como a República Dominicana, Costa Rica, Irlanda e Equador.

Na frente do Brasil estão diversos vizinhos sul-americanos, como Colômbia (71º), Chile (63º) e Argentina (48º). No topo do ranking está a Coreia do Sul, cuja cobertura do 4G chega a 97,49%. Em seguida aparecem o Japão (94,70%) e a Noruega (92,16%).

Os cálculos do OpenSignal foram feitos a partir de mais de 50 bilhões de medições realizadas entre 1 de outubro e 29 de dezembro de 2017. A conclusão do estudo é de que o mundo está chegando ao máximo que a tecnologia LTE pode oferecer em termos de velocidade, e que agora resta esperar pela chegada do 5G para um novo salto nos número.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.