Abranet propõe ampliação da estrutura de governança da Internet

0

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) propõe que a composição do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) passe a ter três instâncias, chamadas de camadas estruturantes, com a consequente ampliação da participação da sociedade civil no colegiado. Hoje o CGI.br tem uma instância única com 21 representantes, sendo nove do governo federal, onze da sociedade civil e um por notório saber.

A proposta foi apresentada na consulta pública sobre a modernização da estrutura de governança da Internet brasileira, inicialmente aberta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e posteriormente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.BR, que se encerrou neste domingo (19/11).

A iniciativa teve apoio de outras entidades do setor, como InternetSul, RedeteleSul e Abrint, e foi endossada pela Federação do Comércio de São Paulo e Rio Grande do Sul, pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

Atualmente, a composição do CGI.br é definida pelo decreto presidencial Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003. Ele estabelece que integram o CGI.br nove representantes do setor governamental, quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor, três da comunidade científica e tecnológica e um representante de notório saber em assuntos de Internet. A proposta da Abranet mantém 21 assentos, mas sugere que seja discutida amplamente com a sociedade qual será o melhor formato durante o próximo ano. Sugere também que o CGI.br passe a contar com três instâncias: a Camada da Base, a Camada Intermediária e a Camada Superior.

Na Camada da Base, cada um dos setores envolvidos com a governança da Internet no Brasil organiza sua própria composição, por meio de "membros associados". Essas comunidades manterão canais permanentes para o diálogo entre seus membros associados e serão responsáveis por identificar assuntos de interesse setorial, pautar a atuação das respectivas instâncias superiores e esboçar (individual ou coletivamente) propostas de encaminhamento para a apreciação.

Suas propostas serão enviadas para a Camada Intermediária, formada pelos Conselhos Setoriais. A ideia é ter um Conselho para cada um dos quatro setores. Eles serão responsáveis por supervisionar e coordenar o trabalho das respectivas comunidades que representam, funcionando como instâncias deliberativas dos processos conduzidos na Camada da Base. No nível dos Conselhos Setoriais serão discutidas e aprovadas as posições dos setores em relação às políticas a serem estabelecidas pelo CGI.br.

As medidas propostas pelos Conselhos Setoriais, por sua vez, serão avaliadas pela Camada Superior. Composta pelo Conselho Diretor do CGI.br, essa instância supervisionará e coordenará o funcionamento de todo o arcabouço do Comitê e será responsável por adotar, referendar e validar as políticas e encaminhamentos definidos individual e/ou coletivamente pelas instâncias setoriais que compõem as duas camadas anteriores.

A proposta da Abranet prevê um processo de transição entre a estrutura atual e a que está propondo. Esse processo se iniciaria já em janeiro do ano que vem, duraria 12 meses e seria feito com a participação dos setores representados no CGI.br e também da sociedade em geral por meio de consulta pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.