RNP anuncia ampliação da rede que integra as três universidades públicas do governo de SP

0

A Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações, assinou um acordo com a Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para beneficiar três instituições de ensino com a chegada da nova rede de fibra óptica da capital paulista: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o nome de MetroSampa, este é o primeiro acordo dessa natureza fechado no estado de São Paulo, que terá duração de cinco anos e garantirá cerca de 85 quilômetros de fibra óptica na cidade. A primeira etapa passou a operar no fim de março deste ano, tendo dez pontos conectados à rede metropolitana, com extensão de 80 quilômetros e velocidade de 10 gigabytes.

O CEO da Megatelecom, Carlos Eduardo Sedeh, destaca a importância do projeto e afirma que o acordo permitirá a conexão de pontos relevantes da cidade de São Paulo, através do anel de fibra óptica que a empresa disponibilizou e administra. "Sabemos da criticidade dessa rede. Por isso, oferecemos um anel metropolitano altamente estável e confiável para garantir integridade e baixa latência ao conteúdo transmitido as instituições participantes", ressalta Sedeh.

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, explica que a nova rede é uma ação de longo prazo e busca parceiros, seguindo o modelo estabelecido com a Megatelecom. Segundo ele, a assinatura deste primeiro acordo é um grande passo para que a RNP amplie e mantenha conexão metropolitana de qualidade. "Temos a ambição de conseguir que a nova MetroSampa tenha mais de 300 km de extensão e abranja pontos importantes da cidade", afirma Grizendi.

O coordenador do projeto Academic Network at São Paulo (ANSP), Luís Fernández Lopez, garante que a chegada da nova rede surpreenderá os usuários, pois a velocidade fornecida para todo o anel de fibras garantirá um maior acesso à conexão. "Haverá mais pessoas conectadas na rede porque teremos um suporte bem moderno", avalia.
Para o gerente do Núcleo de Computação Cientifica da Unesp, Rogério Luiz Iope, a chegada da MetroSampa complementará o trabalho de pesquisa que já vem sendo realizado dentro dos campi da universidade. "Já somos contemplados pela etapa anterior e agora, com essa extensão, o nosso cenário científico poderá ser aprimorado, juntamente com as nossas capacidades", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.