TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

RNP anuncia ampliação da rede que integra as três universidades públicas do governo de SP

Postado em: 22/05/2018, às 22:00 por Redação

A Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações, assinou um acordo com a Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para beneficiar três instituições de ensino com a chegada da nova rede de fibra óptica da capital paulista: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o nome de MetroSampa, este é o primeiro acordo dessa natureza fechado no estado de São Paulo, que terá duração de cinco anos e garantirá cerca de 85 quilômetros de fibra óptica na cidade. A primeira etapa passou a operar no fim de março deste ano, tendo dez pontos conectados à rede metropolitana, com extensão de 80 quilômetros e velocidade de 10 gigabytes.

O CEO da Megatelecom, Carlos Eduardo Sedeh, destaca a importância do projeto e afirma que o acordo permitirá a conexão de pontos relevantes da cidade de São Paulo, através do anel de fibra óptica que a empresa disponibilizou e administra. "Sabemos da criticidade dessa rede. Por isso, oferecemos um anel metropolitano altamente estável e confiável para garantir integridade e baixa latência ao conteúdo transmitido as instituições participantes", ressalta Sedeh.

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, explica que a nova rede é uma ação de longo prazo e busca parceiros, seguindo o modelo estabelecido com a Megatelecom. Segundo ele, a assinatura deste primeiro acordo é um grande passo para que a RNP amplie e mantenha conexão metropolitana de qualidade. "Temos a ambição de conseguir que a nova MetroSampa tenha mais de 300 km de extensão e abranja pontos importantes da cidade", afirma Grizendi.

O coordenador do projeto Academic Network at São Paulo (ANSP), Luís Fernández Lopez, garante que a chegada da nova rede surpreenderá os usuários, pois a velocidade fornecida para todo o anel de fibras garantirá um maior acesso à conexão. "Haverá mais pessoas conectadas na rede porque teremos um suporte bem moderno", avalia.
Para o gerente do Núcleo de Computação Cientifica da Unesp, Rogério Luiz Iope, a chegada da MetroSampa complementará o trabalho de pesquisa que já vem sendo realizado dentro dos campi da universidade. "Já somos contemplados pela etapa anterior e agora, com essa extensão, o nosso cenário científico poderá ser aprimorado, juntamente com as nossas capacidades", finaliza.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/home/internet/22/05/2018/rnp-anuncia-ampliacao-da-rede-que-integra-as-tres-universidades-publicas-do-governo-de-sp/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial