Acessos em banda larga no Brasil ultrapassam 150 milhões em abril

0

Graças ao crescimento das redes 3G e 4G, a banda larga no Brasil ultrapassou 150 milhões de acessos em abril, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 23, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) com base em informações da Anatel. A marca representa um crescimento de 51% em relação a igual período do ano passado, ou 51 milhões de novas conexões nos 12 meses, ritmo de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga fixa somou 23,1 milhões de conexões em abril, um crescimento de 10% em um ano, ou 2,1 milhões de adições líquidas. De acordo com a associação, a penetração é de 39% nos domicílios brasileiros, sendo que a infraestrutura está presente em todos os municípios do país. Atualmente, as empresas utilizam essa rede para fornecer acesso gratuito a 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio por meio do programa Banda Larga nas Escolas.

Vale ressaltar que esse número considera como banda larga as 8,823 milhões de conexões máquina-a-máquina (M2M), apesar de a maioria absoluta desses acessos no Brasil utilizar a tecnologia de segunda geração GSM. Excetuando isso e considerando o total de 118,414 milhões de acessos de banda larga móvel no Brasil (soma de 3G com LTE e terminais de dados – modems e tablets), a banda larga no país acumulou em abril 141,5 milhões de acessos, em vez dos 150,3 milhões informados pela Telebrasil.

Metas

No período de um ano, as operadoras cobriram 287 novos municípios com banda larga móvel, totalizando 3.685 cidades, ou 91% de cobertura da população. O 4G está presente em 106 cidades (37% de penetração), número que a Telebrasil afirma que já bate as metas da Anatel para o mês de maio, quando as teles precisariam chegar às 45 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.