Tecnologia garante acesso seguro de dispositivos IOT a serviços de nuvem

0

O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia que permite o uso seguro e simples de serviços em cloud por meio de dispositivos Internet das Coisas (IoT), com a utilização da função de autenticação biométrica de smartphones e funcionalidades wireless.

A sociedade vivencia na era IoT a conexão de vários dispositivos a serviços de cloud. Quando os serviços são utilizados para, por exemplo, realizar entregas de encomenda em apartamentos e/ou em instalações públicas, ou ainda, para compartilhar carros, a autenticação do usuário é necessária cada vez que um serviço for usado. Atualmente, é necessário gerenciar vários sistemas de identificação (IDs) e senhas, o que torna o processo de autenticação ineficiente.

Levando em consideração esse cenário, ao aplicar o protocolo de autenticação online FIDO, que permite autenticação biométrica de um serviço de cloud sem extrair informações biométricas do smartphone do usuário, a Fujitsu desenvolveu a tecnologia que estabelece uma rede segura entre o serviço em cloud, o dispositivo IoT e o smartphone. Nesse sentido, a tecnologia verifica simultaneamente a identidade do usuário que está na frente do dispositivo IoT.

Com a novidade, os usuários podem acessar serviços em cloud de maneira segura e conveniente, por meio de uma variedade de dispositivos IoT sem que seja necessário o uso do ID e senha – apenas a autenticação através da biometria de seus smartphones. Além disso, a tecnologia desenvolvida pela Fujitsu permite o fornecimento de um serviço de autenticação pessoal, usando a biometria sem que seja necessário exigir que os provedores de serviços gerenciem as informações biométricas de uma pessoa para cada dispositivo ou serviço.

A Fujitsu continuará a aprimorar a novidade tecnológica para uma variedade de usos, com o objetivo de comercialização durante o ano fiscal de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.