Gigantes da tecnologia se unem em projeto que visa prevenir surgimento de outro Heartbleed

0

Desde a descoberta, há duas semanas, do bug Heartbleed, falha de segurança que foi incorporada ao OpenSSL — protocolo de criptografia de código aberto usado por 66% dos sites na internet para proteger informações sigilosas — aumentam as preocupações com novas ameaças que a vulnerabilidade possa causar.

Pensando nisso, gigantes da tecnologia como Google, Facebook, IBM e Microsoft se comprometeram a doar mais de US$ 3 milhões para apoiar o novo projeto Core Infrastructure Initiative, criado pela Fundação Linux e que visa melhorar a infraestrutura de softwares de código aberto, como o OpenSSL, corrigindo eventuais falhas de segurança. Segundo informações do The Wall Street Journal, cada empresa deve doar pelo menos US$ 100 mil por ano, durante os próximos três anos, para o projeto. Também participam do projeto a Cisco, Dell, Fujitsu, Intel, NetApp, VMware, Amazon e Rackspace.

"Neste caso, ninguém estava olhando para o código", disse o diretor executivo da Fundação Linux, Jim Zemlin, ressaltando que o Heartbleed foi o catalisador para o lançamento do projeto. "Podemos juntos ter uma visão mais ampla e talvez diminuir o risco de que aconteça uma próxima Heartbleed? Eu acho que é o caso, com um mínimo de recursos", acrescentou.

Na semana passada, um representante do Google afirmou que algo em torno de 90 milhões de smartphones e tablets equipados com o Android – 10% do total de dispositivos com este sistema operacional no mundo – podem ter sido afetados pelo Heartbleed, alertando sobre o poder de ameaça da vulnerabilidade de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.