A modernização do mercado brasileiro de turismo, e a chegada de novas tecnologias mudaram os hábitos de consumo dos viajantes brasileiros que passam a utilizar a internet como principal meio de reserva e compra de viagens. Segundo levantamento da ClickBus, empresa de venda online de passagens rodoviárias, as ferramentas de e-commerce hoje respondem por 5% do total de passagens vendidas no País. A tendência, contudo, é que esse número cresça bastante nos próximos anos.
Para Fernando Prado, CEO da ClickBus, o setor rodoviário atingirá o mesmo patamar de vendas online do setor aéreo – que atualmente é de 70% – em até 10 anos. "As empresas de ônibus têm se modernizado bastante nos últimos dez anos; com a compra de novos ônibus, lançamento de serviços como WiFi e adesão ao mundo do e-commerce. Essa migração para a internet amplia a credibilidade do setor junto ao consumidor, que passou a ter a mesma facilidade que tinha com reserva de hotéis, aluguel de carro, e compra de pacotes de turismo".
O setor rodoviário transportou 160 milhões de brasileiros em 2016, vendendo 7,9 milhões de passagens online no período. Segundo o executivo, os investimentos tanto em tecnologia quanto na qualidade dos ônibus fizeram com as pessoas enxergassem o rodoviário com novos olhos.
"Para este ano nossa expectativa é que o setor online rodoviário irá vender 9,7 milhões de passagens. Além disso, podemos dizer que viajar de ônibus hoje é muito mais confortável do que antigamente, e as pessoas estão notando isso através dos novos serviços que são oferecidos pelas viações", conta Prado.