Projeto de Lei pode obrigar mecanismos de busca na internet a remover dados defasados

0

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (7881/14), do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que obriga a remoção de links dos mecanismos de busca da internet que façam referência a dados irrelevantes ou defasados sobre o envolvido.

A proposta foi elaborada com base na nova norma europeia sobre o "direito de ser esquecido". De acordo com a legislação aprovada, europeus podem requisitar aos mecanismos de pesquisas, como o Google, que apaguem dos resultados de buscas links para informações pessoais de usuários, quando os mesmos solicitarem.

O projeto, entretanto, não cita o que seriam "dados irrelevantes ou defasados", necessitando de uma posterior regulamentação por parte do legislativo, caso venha a virar lei. Segundo Eduardo Cunha, "a proposta é uma importante demanda social".

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, o texto precisará ser analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.