Governo deve voltar a apresentar projeto com obrigatoriedade de data centers no país

0

O governo vai enviar para o Congresso uma lei de proteção de dados individuais na qual poderá ser incluída a obrigatoriedade de os data centers de provedores de conexão e aplicações de internet ficarem em território nacional. A informação foi dada nesta quarta-feira, 26, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Apesar de essa exigência ter sido retirada do marco civil da internet, aprovado na terça-feira, 25, pelo plenário da Câmara, o ministro disse ainda ser "entusiasta" de uma legislação que obrigue ou, pelo menos, estimule ainda mais a instalação de data centers no Brasil. Segundo ele, o governo apresentará no segundo semestre  projeto que retomará a questão.

"O governo cedeu  porque viu mais vantagens em aprovar o marco do que continuar brigando por esse ponto. Mas vem para o Congresso uma lei de proteção de dados individuais [em que] isso poderá ser rediscutido", disse o ministro. "Além da questão de proteger os dados, precisamos dar soberania para a Justiça quando ela requisitar dados de usuários brasileiros", acrescentou. Ele criticou o fato de o Google ter se negado a repassar dados ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a justificativa de que os dados estariam armazenados nos EUA e, portanto, sujeitos à legislação daquele país.

Outra questão levantada pelo ministro, como justificativa para o projeto ser apresentado, é que os dados são cada vez mais "um grande conjunto de recursos naturais e, talvez, um grande ramo da economia a se desenvolver", disse. "Quando você contrata um aplicativo para celular, por exemplo, a primeira coisa que eles fazem é pedir para ter acesso aos seus dados. E depois mandam propagandas [direcionadas]. Eles podem fazer isso. Só não podem ficar bisbilhotando a sua vida e divulgar a sua conversa. Dados serão a base de uma grande indústria que está se desenvolvendo", argumentou Paulo Bernardo. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.