Câmara e Senado promovem hackathon na Campus Party Brasília 2018

0

Buscando aumentar a transparência no Parlamento e conectar esse público com o ambiente legislativo, Câmara e Senado se uniram para estarem presentes no Campus Party Brasília 2018. Essa experiência permitirá que o cidadão tenha maior proximidade com o trabalho realizado pelos núcleos de tecnologia do Congresso Nacional e possa compreender e interagir com o sistema de dados abertos do legislativo. É a democracia conectada face to face com a sociedade.

A participação das duas Casas no evento será por meio de palestras, lançamento de um Hackathon e a proposição de um Desafio:

Parlathon 2018

É o hackathon que reunirá, durante o evento, interessados em competir em uma maratona tecnológica para o desenvolvimento de aplicativos ou WEB-responsivos que possibilitem ao cidadão comum visualizar, compreender, acompanhar, mensurar e/ou projetar a tramitação de um ou mais projetos de lei por meio dos dados abertos.

Desafio VisitApp

Uma experiência de longa duração que propõe o desenvolvimento de um aplicativo para tornar a Visitação do Congresso Nacional mais dinâmica e possível, inclusive, para quem está em casa, através de passeio virtual.

O regulamento será lançado na Campus Party Brasília e as inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas a partir do dia 29 de junho até o dia 28 de setembro, todas as informações estão na página do Desafio.

O Desafio VisitApp premiará os três primeiros colocados da seguinte forma: 1º lugar: R$ 15.000,00 (quinze mil reais); 2º lugar: 1 Notebook Alienware Dell 17 5R; 3º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Palestras

"UX na Legimática" –  A visualização gráfica da informação legislativa pode melhorar a experiência do usuário? Quatro cenários distintos irão ilustrar a resposta a essa pergunta e, além disso, serão apresentadas algumas informações técnicas sobre as soluções apresentadas e a importância dessa abordagem para o cidadão. Palestrante:  João Lima, analista de informática legislativa no Senado Federal, Mestre em Engenharia de Software, Doutor em Ciência da Informação.

"Processamento de Linguagem Natural com R e Python na análise do discurso" – Serão apresentados os resultados de pesquisa que investigou, por meio de técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina, o grau de convergência dos discursos proferidos por parlamentares dos partidos da coalizão governista e da oposição durante o período 2001 a 2016.  Palestrante: Fabiano Peruzzo Schwartz, analista legislativo na Câmara dos Deputados, mestre em Ciência da Computação, doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.