99 condena projeto de lei que regulamenta apps de transporte urbano

0

A 99 e demais aplicativos de motoristas particulares são contrárias ao projeto de lei complementar (PLC 28/2017), que regulamenta os aplicativos de mobilidade urbana no Brasil, em regime de urgência. Segundo a empresa, se for aprovada, a lei, "que não chegou a ser efetivamente debatida pela sociedade", inviabilizará a atuação da 99 e demais aplicativos de motoristas particulares no país.

Em comunicado à imprensa, a 99 alega que a lei em tramitação no Senado Federal, a mobilidade urbana brasileira, que vive um momento de franco progresso tecnológico e atração de importantes investimentos internacionais, se tornará totalmente burocrática.

"Além de afastar o capital estrangeiro em um muito de crise no país, a nova lei vai prejudicar diretamente mais de 15 milhões de brasileiros, uma vez que os motoristas serão impossibilitados de trabalhar e ganhar dinheiro e os passageiros terão menos opções de deslocamento pela cidade", afirma Matheus Moraes, diretor de comunicação e políticas da 99.

Segundo o executivo, o PLC 28 confunde a atividade privada dos motoristas particulares com serviço público. "A proposta quer obrigar os motoristas particulares a colocarem 'placa vermelha' em seus veículos, deixando na mão das prefeituras decidir qual motorista poderá ganhar permissão, e quando, para fazer suas corridas. Totalmente na contramão do desenvolvimento do setor", completa.

No sentido de contribuir com o Governo, a 99, junto com os demais aplicativos de mobilidade, elaborou uma segunda proposta de lei, na qual os aplicativos sugerem um texto que aumenta a segurança de motoristas e passageiros, formaliza a fiscalização das atividades, prevê o compartilhamento de dados entre apps e prefeituras e trazem muito mais transparência e qualidade ao serviço prestado.

"Uma das propostas, por exemplo, é a checagem rígida de antecedentes criminais do motorista e um seguro de pelo menos 50 mil reais para motoristas e passageiros ,aumentando a segurança para todos. Também somos a favor da fiscalização feita pelas prefeituras, pois isso pode melhorar a qualidade do serviço prestado", explica Moraes.

O projeto de lei proposta pelos aplicativo contempla ainda o compartilhamento de dados com o poder público, de maneira a garantir que juntos – iniciativa privada e governos – possam construir cidades mais inteligentes para as pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.