Órgão regulador da Alemanha ordena Facebook a suspender coleta de dados de usuários do WhatsApp

0

O órgão regulador de proteção de dados pessoais da Alemanha ordenou ao Facebook que pare de coletar e armazenar dados de usuários do WhatsApp e para que apague todos os dados que já recebeu do aplicativo de mensagens.

O Comissariado de Proteção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo afirmou que a troca de dados entre os dois serviços infringe a lei de proteção de dados e que o Facebook não obteve autorização dos 35 milhões de usuários do WhatsApp na Alemanha. A Federação das Associações de Consumidores da Alemanha enviou aviso semelhante ao WhatsApp no início deste mês.

O comissário Johannes Caspar disse que o Facebook descumpriu uma promessa que fez quando da aquisição do WhatsApp, em 2014, quando disse que os dois serviços iriam manter os dados dos usuários separados.

No mês passado, o Facebook decidiu flexibilizar as regras de privacidade do WhatsApp para que os dados de seus mais de 1 bilhão de usuários possam ser usados pela rede social para incrementar a publicidade móvel. O WhatsApp anunciou a mudança nos termos de sua política de serviço no final de agosto, sendo que entre as modificações está o compartilhamento de dados dos usuários.

O Facebook disse estar em conformidade com a legislação de proteção de dados da União Europeia e adiantou que irá recorrer da decisão, e disse também que irá colaborar com as autoridades de Hamburgo para resolver as questões e "remover quaisquer preocupações" que tenha o Comissariado de Proteção de Dados e Liberdade de Informação.

O WhatsApp alega que notificou os usuários sobre a mudança e deu-lhes a oportunidade de optar por sair do aplicativo. Na opinião do comissário Caspar, no entanto, o Facebook é uma empresa independente e, portanto, também tem de pedir permissão aos usuários do WhatsApp. "Eles é que têm que decidir se querem conectar suas contas com o Facebook", disse ele. "O Facebook deveria ter pedido permissão com antecedência, [mas] isso não aconteceu."

A decisão do WhatsApp de compartilhar informações de seus usuários com o Facebook gerou preocupações entre os órgãos reguladores da privacidade na Europa quando foi anunciada no mês passado. O Article 29 Working Party, órgão que representa 28 autoridades nacionais de proteção de dados da União Europeia, disse que seus membros estão examinando a mudança das regras de privacidade do WhatsApp.

A mudança é apenas uma de uma série de preocupações sobre políticas de dados do Facebook. A França ameaça multar a empresa se ela não mudar a forma como manipula dados de usuários, e a Bundeskartellamt, autoridade antitruste alemã, está investigando se rede social abusa da sua posição dominante ao forçar os usuários a fornecerem grandes quantidades de informação pessoal para se cadastrar no site. Com agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.