Black Friday ultrapassa vendas do ano passado três horas antes de terminar, aponta consultoria

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Até às 21h desta sexta-feira, 27, a Black Friday, um dos maiores eventos do varejo brasileiro, já havia movimentado — considerando tanto as vendas online quanto aquelas realizada em lojas físicas — R$ 1,171 bilhão, mais do que o faturamento total de 2014, que foi de R$ 872 milhões, de acordo com a estimativa da Clearsale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado.

A sexta-feira de ofertas, que é uma tradição nos Estados Unidos, está sendo promovida no Brasil, pelo quinto ano consecutivo, pelo portal Busca Descontos.

Neste ano, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indiciou que 34,6% dos consumidores com mais de 18 anos pretendem aproveitar a Black Friday para fazer compras.

A empresa detectou que, entre os que pretendem adquirir produtos e serviços, a previsão de gastos era, em média, de R$ 1.007 por pessoa. No ano passado, o gasto médio por consumidor ficou em R$ 856. Ainda de acordo com a ClearSale, foram realizados 2.313.297 pedidos. Já o tíquete médio de gastos por consumidor alcançou a marca de R$ 506,39 na parcial.

Em relação a fraudes na Black Friday, a empresas informa que, no total, foram evitadas perdas de R$ 3.884.312. No Sudeste, foram R$ 385.287 em fraudes evitadas. No segundo lugar está o Nordeste, com R$ 2.129.218, seguido por Sul (R$ 385.287 mil), Centro-Oeste (R$ 873.496) e Norte (R$ 148.191).

O ranking com mais compras entre regiões faltando três horas para o fim da promoção era ocupado em primeiro lugar pelo Sudeste, com 63%, seguido pelo Sul (13%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%). Dentre as cidades, a primeira posição fica com São Paulo, com 12%, seguida pelo Rio de Janeiro (7%), Brasília (2%), Belo Horizonte (2%) e Curitiba (1%). Outras cidades somam 76%.

Já as categorias com mais transações registradas, segundo a Clearsale, foram eletrodomésticos (R$ 290,52 milhões), celulares e smartphones (R$ 249,82 milhões), eletrônicos (R$ 182,79 milhões), informática (R$ 115,67 milhões) e móveis (R$ 53,31 milhões).

Números díspares

Na verdade, os números variam de empresa para empresa. A E-bit/Buscapé, unidade especializada em informações do comércio eletrônico do Buscapé, site de e-commerce brasileiro, levantou que no final da tarde desta sexta-feira, as vendas já haviam ultrapassado o faturamento de R$ 1 bilhão. Segundo a empresa, a cifra é bem próxima do resultado de 2014, que ela estima em R$ 1,16 bilhão.

A empresa levantou que mais de 1 milhão de consumidores fizeram pelo menos uma compra desde a primeira hora de sexta-feira até o final da tarde.

O site Buscapé diz que os produtos, categorias e termos mais buscados em seu serviço foram, pela ordem, smartphone Samsung Galaxy S6 sm g920 32gb desbloqueado, Sony PlayStation 4 500 gb, Philco Air Fry saúde, Microsoft Xbox One 500 gb, Mondial Air Fryer af 01, Samsung Serie 4 un32j4300ag LED plana 32 polegadas, Mondial Air Fryer af 03, Samsung Serie 5 un40j5500ag LED plana 40 polegadas, Microsoft Xbox One com Kinect 500 gb e Arno Dolce Gusto piccolo expresso.

Já o MercadoLivre registrava até o início da tarde desta sexta-feira, um crescimento de 65% em produtos vendidos comparando com o mesmo período em 2014. Este crescimento equivale para os comerciantes do site uma média de vendas seis vezes maior que em dias normais em apenas 24 horas.

Os produtos mais vendidos no marketplace foram smartphones, tablets e smart TV, lâmpadas de LED, perfumes, além de produtos e acessórios de informática, eletrodomésticos, acessórios para veículos e games.

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