Braço financeiro do Alibaba cria sistema de pontuação para dar crédito a clientes na China

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A Ant Financial, braço financeiro do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, anunciou a criação de um sistema de pontuação para concessão de crédito (scoring) para ajudar a tornar o crédito mais acessível a milhões de consumidores na China, segundo informa o jornal britânico Financial Times.

Denominado Sesame Credit Management, o projeto, ainda em fase de testes, irá coletar dados de mais de 300 milhões de usuários de nomes registrados na Ant Financial – o equivalente a quase um quarto da população da China. Ele também irá obter dados de 37 milhões de pequenas empresas que compram e vendem produtos em sites de e-commerce do Alibaba, incluindo o Taobao e Tmall.com.

Segundo a publicação, a empresa vai usar a informação coletada para atribuir pontuação de crédito que varia de 350 pontos a 950 pontos, levando em conta o histórico de crédito do usuário, preferências de compras online, a capacidade de reembolso, informações pessoais e atividade em redes sociais.

"O Sesame Credit é voltado para aqueles que podem ter pouco histórico de crédito em agências de crédito tradicionais", disse Yu Wujie, cientista de dados do Sesame Credit. "Eles podem nunca ter obtido empréstimos bancários ou aplicado em cartões de crédito. No entanto, eles podem ser usuários ativos de internet que fazem muitas compras online e pagam suas contas em dia", explicou.

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