IBM investe para criar modelos de negócios voltados à Internet das Coisas

0

Buscar soluções para monetizar a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) é um dos principais objetivos pelo qual a IBM realizou em outubro de 2015, um fórum virtual de 52 horas com 1,9 mil participantes, dois quais 183 executivos C-level de diferentes indústrias de 70 países.

Apesar de 65% dos participantes se declararem inseguros em relação ao retorno do investimento e sobre o quanto IoT pode gerar novos negócios, isso não demoveu a decisão da empresa de criar, em dezembro, uma série de novo centros de desenvolvimento, inclusive no Brasil.

A informação é de Carlos Tunes, executivo que lidera a área de negócios de analytics da IBM Brasil, acrescentando que na análise da Big Blue "investimentos em IoT representam, em grande parte, menos de 1% da receita atual das organizações. Entretanto, esse número deve crescer rapidamente, pois 55% das empresas esperam aumentar tais investimentos para mais de 5% da receita nos próximos cinco anos".

Apesar da disseminação da tecnologia de Internet das Coisas estar numa etapa inicial, as expectativas de geração de negócios são relevantes: 69% dos participantes disseram que IoT pode ajudar a aprimorar seu ramo negócio por meio de novos modelos e fluxo de receita.

A conclusão do trabalho ressalta que IoT significa uma nova ordem de negócios à medida que o ecossistema continue a se expandir, trazendo a necessidade das empresas criarem uma nova identidade, mudando a forma como elas conduzem, aprendem e preparem sua força de trabalho.

Centro Global de Experiências

A sede dos centros de desenvolvimento da IBM é na Alemanha, sendo que a unidade Watson IoT é na cidade de Munique, onde mantém cerca de mil cientistas, pesquisadores e programadores para criarem novas soluções e apoiar os negócios de clientes em parceiros.

Além do centro de desenvolvimento na sede da IBM em São Paulo, as cidades de Pequim, Seul, Tokyo e Boeblingen (Alemanha), bem como os estados de Massachusetts e Texas, também terão centros semelhantes. A IBM também firmou um acordo com a faculdade de tecnologia FIAP para desenvolvimento de profissionais especializados em IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.