Microsoft anuncia IoT Central, nova solução de software como serviços

0

A Microsoft anuncia a Microsoft IoT Central, uma nova oferta de software-como-serviço (SaaS) que reduz a complexidade das soluções de IoT. É uma oferta SaaS totalmente gerenciada para clientes e parceiros que permite cenários de IoT sem a necessidade de experiência em soluções em nuvem.

Construída na nuvem Azure, a Microsoft IoT Central simplifica o processo de desenvolvimento, facilita e agiliza o começo da utilização, tornando a transformação digital mais acessível a todos.

Estará disponível com nossa solução de plataforma-como-serviço (PaaS), a Azure IoT Suite, que permite uma personalização profunda e controle total. Esta nova oferta SaaS IoT tem o potencial de aumentar drasticamente a velocidade com que as indústrias podem inovar e trazer novos produtos para o mercado, além de reduzir as barreiras à criação de soluções IoT que geram novas oportunidades de receita e melhores experiências para os clientes. A Microsoft IoT Central será mais detalhada publicamente nos próximos meses.

Microsoft Azure IoT Suite Connected Factory

Para clientes e parceiros com experiência em soluções em nuvem, a Microsoft continua a investir na nossa oferta PaaS, a Microsoft Azure IoT Suite. Na feira industrial de Hannover, a Microsoft apresentou uma nova solução pré-configurada na Azure IoT Suite: Connected Factory, que ajuda a acelerar a jornada do cliente rumo à Indústria 4.0 e facilita a conexão de dispositivos locais OPC UA e OPC Classic à nuvem da Microsoft e obter insights para ajudar a impulsionar a eficiência operacional. Além disso, ela permite aos clientes navegar e configurar com segurança dispositivos de fábrica a partir da nuvem.

Tem parceria com vários líderes da indústria no ecossistema OPC UA que construíram soluções turnkey gateway utilizando a conectividade Azure, por ter essa solução já incorporada e exigir quase nenhuma configuração. Esses parceiros incluem Unified AutomationSofting e Hewlett Packard Enterprise.

Microsoft Azure Time Series Insights

Dispositivos IoT e sensores enviam dados de uma forma baseada em tempo, e um requisito crítico das soluções IoT é encontrar anomalias e tendências nesses dados. Mas as empresas tiveram de contratar parceiros ou pessoal especialista para explorar os dados e obter insights.

Agora, a Microsoft anuncia um novo serviço: Azure Time Series Insights. É um serviço de análise, armazenamento e visualização totalmente gerenciado que facilita a interação e a análise instantânea e interativa de bilhões de eventos a partir de uma solução IoT.

O Azure Time Series Insights fornece uma visão global dos dados em várias fontes de eventos para que as empresas possam validar rapidamente suas soluções IoT e evitar o caro tempo de inatividade de dispositivos de missão crítica. Ele ajuda as organizações a descobrir tendências ocultas, detectar anomalias e realizar análises de causa-raiz em tempo quase real, tudo sem escrever uma única linha de código através de sua experiência de usuário simples e intuitiva. Além disso, ele fornece APIs avançadas para permitir que as empresas integrem seus poderosos recursos em seus fluxos de trabalho e aplicativos existentes.

A Microsoft IoT Central e a solução pré-configurada de fábrica conectada da Azure IoT Suite operam com o novo serviço Azure Time Series Insights, disponível em preview.

Empresas e parceiros como thyssenkrupp Elevator e Codit já estão aproveitando o Time Series Insights para reduzir custos e atender às necessidades dos clientes. 

Microsoft Azure Stream Analytics em dispositivos de ponta

Embora muitos desenvolvedores já estejam se beneficiando da conexão de dispositivos IoT diretamente à nuvem, alguns cenários requerem inteligência de ponta para tirar o máximo proveito da solução IoT.

Em 2016, a Microsoft lançou o Azure IoT Gateway SDK, que permite aos desenvolvedores e ISVs construir e implantar facilmente inteligência de gateway adaptada ao seu cenário específico.

Agora, a Microsoft anuncia o preview do Azure Stream Analytics em dispositivos de ponta, um novo recurso do Azure Stream Analytics que estende os benefícios desta tecnologia exclusiva de streaming da nuvem até o nível do dispositivo.

O Azure Stream Analytics em dispositivos de ponta oferece a mesma experiência unificada gerenciada pela nuvem para análise de fluxo executada em dispositivos de ponta e na nuvem. Essa abordagem permite que as organizações usem análises de fluxo contínuo em cenários onde a conectividade com a nuvem é limitada ou inconsistente, mas a necessidade de um insight rápido e ações proativas são essenciais para o funcionamento do negócio.

Microsoft Azure IoT Hub Device Provisioning

A Microsoft também busca reduzir a complexidade e o tempo necessário para se começar a usar a IoT. O novo serviço Azure IoT Hub Device Provisioning simplifica o processo de registro, permitindo que as organizações registrem e provisionem automaticamente seus dispositivos no IoT Hub de forma segura e escalável, economizando tempo e recursos. O Device Provisioning funcionará com qualquer tipo de dispositivo IoT já suportado pelo Azure IoT Hub.

Os dispositivos que executam os sistemas operacionais Windows 10 IoT permitirão uma maneira ainda mais fácil de se conectar ao Device Provisioning através de um aplicativo cliente que os OEMs podem incluir na unidade do dispositivo. Com o Windows 10 IoT, os clientes podem obter uma experiência de provisionamento zero-touch, eliminando problemas de configuração e provisionamento ao integrar novos dispositivos IoT que se conectam aos serviços Azure.

Quando combinado com o suporte do Windows 10 IoT para o gerenciamento de dispositivos Azure IoT Hub, toda a gestão do ciclo de vida do dispositivo é simplificada por meio de recursos que permitem o reprovisionamento, a transferência de propriedade, o gerenciamento seguro e a gestão de fim de vida do dispositivo.  

Parceiros de segurança trazem o silício à era da IoT

O Azure IoT agora suporta os padrões de segurança Device Identity Composition Engine (DICE) e Hardware Security Module (HSM). O padrão DICE permite às indústrias usar portas de silício para criar uma identificação de dispositivo baseada em hardware, tornando o hardware de segurança parte do DNA de novos dispositivos a partir do zero. Os HSMs são a principal tecnologia de segurança usada para proteger a identidade de dispositivos e fornecer funcionalidades avançadas, como atestado de dispositivo baseado em hardware e provisionamento zero-touch.

A Microsoft também anuncia parcerias com Micron e STMicro para suportar vários tipos de tecnologia de segurança HSM e DICE com aproveitamento de silício e a Spyrus para suportar HSM como parte de dispositivos de armazenamento SD e USB.

Também na feira de Hannover, a Microsoft mostrou como o modelo de identificação e atestado do dispositivo pode ser usado para proteger aparelhos IoT grandes e pequenos, permitindo o registro e a atribuição automática de dispositivos ao IoT Hub assim que forem ligados – automatizando a autenticação e o processo de provisionamento para economizar tempo para implementações IoT. Dispositivos da Micron e da STMicro foram exibidos na feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.