Seguro Sura adota blockchain para setor de transportes de cargas

0

Com clientes que fazem mais de um milhão de movimentação de mercadorias no mês, a Seguros Sura conta com o blockchain como grande aliado para garantir a confiabilidade da transação, independente dos órgãos reguladores.

Apesar de ter foco em seguros de autos, a companhia tem discutido o uso da tecnologia para relatórios de risco, como bens patrimoniais, monitorados em tempo real. Na indústria de seguros já há uma experiência na Colômbia, sede da companhia, para avaliar a operação de risco industrial certificada por meio de blockchain. Segundo Eduardo Ribeiro Guedes,(foto) diretor de Tecnologia e Operações na Seguros Sura , a ideia é trazer essa solução para o Brasil.

"O problema de uma apólice de seguro é que é um documento estático, seja em papel ou PDF. Um endosso é uma alteração de uma apólice, só que ele é considerado uma nova emissão de apólice. Na prática, eles não se relacionam e quando você coloca sua emissão dentro de um livro razão,  ele consegue relacionar todas as transações dentro do blockchain, garantindo transparência total, rastreamento e auditoria, confiança permanente, redução de custos", comenta Fernando Wosniak Steler, fundador e CEO  da Direct One, fornecedora da Sura, durante sua palestra no Forum Blockchain na tarde desta terça-feira, 28.

Hoje, a maior briga das seguradoras diante da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é a obrigatoriedade de ter um certificado digital ICP em cada uma das apólices. "A Susep está bem atenta para criar as transações via blockchain por conta das fintechs e da revolução gerada pela economia disruptiva", finaliza Steler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.