Governo federal prorroga programa de acesso gratuito à internet

0

O Gesac, programa do governo que garante conexão gratuita à internet a milhares de pontos em locais remotos em todo o país, teve o atual contrato de prestação de serviços prorrogado por mais um ano, até o lançamento de um novo edital, que vai ampliar o projeto. Os extratos de termos aditivos foram publicados pelo Ministério das Comunicações na edição desta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União.

De acordo com o diretor de Infraestrutura para inclusão digital do MiniCom, Américo Bernardes, o objetivo da medida é garantir a continuidade do serviço durante o processo de transição que vai ocorrer com a expansão do Gesac. Atualmente, o programa leva o acesso à internet para cerca de 13 mil pontos em todo o país. Esses pontos vão ser abrangidos pelo novo edital, que está em fase de finalização.

A previsão é de que o programa passe a contar com cerca de 31 mil pontos de acesso à internet — ampliação de mais de 100% em relação à abrangência atual. Além disso, a velocidade da conexão vai aumentar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade nominal de 1 Mbps. Em alguns locais, a velocidade poderá chegar a 8 Mbps.

Também na nova proposta, a quantidade de pontos terrestres deve superar os 80% — hoje, esse índice é de 9%. Com a mudança, os pontos com tecnologia satelital vão estar à disposição de localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.