Hackers russos invadem rede de computadores da Casa Branca, informa jornal

0

A rede de computadores da Casa Branca foi invadida nas últimas semanas por hackers que possivelmente seguiram orientações do governo russo, informou nesta quarta-feira, 29, o The Washington Post. Pessoas ligadas à investigação disseram ao jornal americano que houve a interrupção de alguns serviços para que as autoridades pudessem conter a invasão.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, não há indícios de que os criminosos conseguiram danificar sistemas de segurança nem roubar arquivos secretos do governo americano. Contudo, a falha só teria sido descoberta após o alerta de um país aliado, emitido há duas ou três semanas. O FBI, a polícia federal americana, o serviço secreto e a Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) estão envolvidos na investigação.

A Casa Branca não deu detalhes sobre a invasão. "Certamente há uma variedade de agentes que pensam que nossas redes são alvos atrativos e tentam obter acesso a informações sensíveis. Ainda estamos avaliando a atividade que motivou esta preocupação", afirmou um porta-voz.

Segundo um relatório da iSight Partners, uma firma especializada em segurança digital sediada em Dallas, hackers russos aproveitaram uma falha no sistema operacional Windows, ocorrida entre junho e setembro deste ano, para espionar computadores do governo da Ucrânia e de seus aliados no Ocidente e também da Otan.

Além disso, uma companhia de energia europeia, empresas de telecomunicações e uma organização acadêmica dos Estados Unidos também tiveram seus dados expostos. Todos os alvos atacados pelos hackers possuem algum tipo de envolvimento na crise política entre Kiev e Moscou. Não se sabe exatamente quais informações foram roubadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.