Embratel e Oi vencem pregão para levar internet gratuita a áreas remotas do país

0
Embratel e OI foram as vencedoras do pregão eletrônico realizado pelo Ministério das Comunicações para ampliação e aprimoramento do programa Gesac que, por meio de banda larga, conecta áreas remotas do país à internet. O pregão foi dividido em cinco lotes ­— quatro terrestres e um com conexão por satélite. A Embratel apresentou a melhor proposta de conexão por satélite, enquanto a melhor solução via terrestre foi de um consórcio entre a Embratel e a OI.
 
Segundo a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, a nova licitação triplicará o atendimento, passando de 13 mil pontos para mais de 31 mil em todo o país, e a qualidade da banda aumentará quatro vezes (de 256 Kbps para 1 Mbps).

"Além dos programas específicos, o Gesac vai atender programas de outros órgãos, como Embrapa e os ministérios da Saúde e da Justiça, ampliando o alcance do compromisso do governo federal com a inclusão digital no país", afirma a secretária, reforçando que o objetivo do programa é levar conexão gratuita às comunidades que não contam com nenhuma outra maneira de acesso à rede mundial de computadores.

A grande novidade do programa Gesac, acrescenta Lygia, é a sua expansão para cerca de 13 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atualmente, o Gesac atende também unidades de defesa em regiões de fronteira, escolas rurais, comunidades quilombolas e indígenas, polos da Universidade Aberta do Brasil e centros de pesquisa da Embrapa em regiões sem nenhuma outra conexão. Continuarão sendo atendidos, ainda, os telecentros instalados em 7 mil pontos de conexão, em todo o Brasil

Um exemplo do alcance do Gesac é sua instalação na Ilha de Trindade, a 1,5 mil quilômetros da costa brasileira. É a conexão Gesac que também viabiliza o acesso à internet na estação brasileira na Antártida, dos postos móveis em barcos do Ministério da Justiça, bem como nos navios de assistência hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.