Os desafios de IoT na manufatura e indústria de processos

0

Os desafios que a digital transformation proporciona a todo o sistema industrial são enormes em termos de mindset, skills e de cultura empresarial/organizativa, sobretudo no setor industrial tipicamente resistente a mudanças tão radicais.

Quanto antes toma-se conhecimento que "não fazer nada à respeito não é uma opção" e que "o Industrial IoT não é só uma nova tecnologia, mas sim existencial para as próprias atividades industriais", melhor.

Essencialmente fomentado/suportado por duas organizações mundiais leader Industrial Internet Consortium Plattform Industrie 4.0 – com focos diferentes, mas com objetivos alinhados e complementares o termo Industrial IoT deixou de ser somente um hype para chegar de vez, em 2016, na realidade industrial das maiores empresas mundo afora.

Dentre os benefícios da aplicação do Industrial IoT mais valorizados pelos executivos está, claramente, a capacidade de tomar – em tempo real – decisões inteligentes/well-informed sobre os negócios, simulando a partir cenários what-if até chegar ao suporte das mesmas.

Com a utilização de advanced predictive & prescriptive edge analytics que aplicam algoritmos estado-da-arte de Artifcial Inteligence (AI) e Machine Learning (ML), as empresas mais avançadas tecnologicamente conseguem transformar os dados rasos disponíveis pelo sensores em actionable insights e assim, consequentemente, em expressivos e mensuráveis resultados de negócio.

São alcançadas melhorias operacionais de até, em alguns casos, 82% de aumento de eficiência** como também a possibilidade de descobrir e implementar novos modelos de negócios criando assim, fluxos adicionais de receita para as empresas que implementarão estas soluções inovativas, principalmente os first-movers.

O Brasil, como a maioria dos países em via de desenvolvimento, tem à frente uma enorme oportunidade de fazer um salto quântico em termos de desenvolvimento industrial e recuperar-se, em parte, do profundo e doloroso processo de desindustrialização vivido no último decênio.

Se, apesar das dificuldades de infraestrutura local e de conectividade que as empresas brasileiras enfrentam hoje nas suas operações do dia-a-dia, este tema for enfrentado pelos executivos brasileiros com uma open-minded atitude, os ganhos serão exponenciais, sobretudo para os first movers.

Posicionando-me no mercado brasileiro comossessor estratégico independente, meu principal objetivo é ajudar empresas e profissionais a identificar, estruturar, priorizar e desenvolver novas oportunidades de negócios, através da consistente implementação de soluções completas de Industrial IoT (IIoT).

No papel de Digital Evangelist / Productive Disruptor procuro disseminar o conhecimento através da aplicação de workshops executivos de inovação estratégica, tais como o recém "Industrial IoT, not IF but HOW" produzido em outubro deste ano – junto ao meu parceiro tecnológico – para um fornecedor de primeira linha da EMBRAER.

Utilizando case studies de soluções de Industrial IoT já implementados nas mais diversificadas realidades industriais no mundo todo, são reafirmadas, através da apresentação de casos concretos aplicáveis ao mesmo setor do incumbent, o enorme potencial em termos de resultados de negócios*** da consistente aplicação destas novas tecnologias disruptivas.

Durante a minha palestra, evidenciarei os vários desafios técnicos (seguridade, standards/protocolos, interoperabilidade, etc.), culturais e/ou organizacionais, que as empresas deverão enfrentar se quiserem implementar com sucesso soluções completas de Industrial IoT e, exemplificarei como poderão ser superados se afrontados no momento oportuno.

Fabio Bottacci,  ex-executivo do setor de petróleo e gás com mais de 15 anos de carreira no Brasil, sempre com funções de Corporate Strategy/New Business Development  e, consultor estratégico no setor automotivo e Telecom. Trabalha na Vinci Digital – Industrial IoT (IIoT) Advisory.

 Bibliografia
"Putting IoT To Work", by John Roese – EVP/CTO, Dell EMC – Dell Technologies
** American Society for Quality, October 2015
*** ~$7,6 tri/year, starting from 2025 – McKinsey Institute research, June 2015.

IoT Business Forum

abio Botacci será um dos palestrantes do IoT Business Forum, que acontece dia 6 de dezembro, no WTC em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.