Organizações devem avaliar adoção de blockchain por etapas

0

Cada vez mais o blockchain tem sido a mola propulsora para acelerar a inovação em muitas organizações, seja para transferência de conhecimento ou transações P2P, máquina a máquina ou na promoção de inovações, garantindo segurança e confiabilidade nos blocos.

No entanto, é preciso estudar e avaliar se há necessidade de adotar a tecnologia. Para Jair Lamounier, arquiteto de soluções da SAP, muitos projetos de blockchain morrem ou não avançam. Segundo o Gartner, 90% dos projetos de blockchain lançados em 2016 e na primeira metade de 2017 terão um fim prematuro nos próximos 24 meses.

"A SAP desenvolve o projeto em várias etapas. Inicialmente, desenhamos a prova de conceito, entendendo qual o blockchain mais adequado para o negócio do cliente. Identificamos a autenticidade, procedência e a transferência dos valores", explica.

Lamounier conta que na indústria financeira, por exemplo, a SAP já fez prova de conceito com o Banco ATB (Canada), realizando uma transferência para o banco Reise Bank (Alemanha)."Temos casos de validação de autenticidade de documentos para cartório e um potencial imenso na cadeia logística. Essa indústria traz o blockchain para trazer valor e eficiência na cadeia de suprimentos, manutenção de equipamentos, entre outros segmentos do setor".

Do conceito à prática

Orquestrado pela área de Recursos Humanos, o CpQD tem compartilhado conhecimento usando o blockchain para estimular atitudes inovadoras. O projeto envolveu o uso de tipo de criptomoeda como recompensa pela participação de colaboradores em compartilhamento de conhecimento, e também ferramentas de design thinking.

"O CpQD está estudando propostas para criação de projetos no agronegócio, rastreabilidade das coisas; além de duas iniciativas com o governo (troca de informações com os países do Mercosul) e a outra é criar um ambiente de IoT com blockchain. Todos realizados na nuvem", diz Rodrigo Lima Verde Leal, especialista em Inovação do CPqD.(foto).

O setor financeiro, inovador por natureza, também é um dos que mais tem investido em blockchain.  "Em breve a Mastercard lançará um conjunto de ações baseada em três APIs: desenvolvedores criando seus blockchains; verificação e validação de contratos por meio das APIs da Mastercard; e a transferência de pagamentos instantâneos", informa Fábio Godoy, gerente de Produtos Digitais da Mastercard.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.