Medições da banda larga revelam que qualidade melhorou mais nas regiões Sul e Sudeste

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quarta-feira, 30, os resultados da medição da qualidade dos acessos à internet entre os meses de janeiro e março deste ano, tanto da banda larga móvel quanto da fixa, em que foram avaliadas as operadoras de todos os estados da federação e o Distrito Federal.

No estado de São Paulo, maior mercado do país, exceto a TIM, que não consegui atingir a meta no mês de janeiro, todas as operadoras móveis cumpriram o índice da Anatel de velocidade média no acesso à internet móvel (média das medições de velocidade instantânea apuradas no mês), em que o objetivo é entregar, no mínimo, 70% da velocidade contratada. Nesse quesito, a TIM ofereceu 69,43% em janeiro, enquanto a Oi atingiu 84,52%%, a Nextel alcançou 79,93%, a Vivo chegou a 89,03%, a Algar obteve 87,34% e a Claro ficou no topo, com 89,40%, considerando apenas o mercado paulista.

No critério de velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário), cuja meta é fornecer 95% da velocidade contratada, a TIM novamente não conseguiu cumprir a meta em São Paulo em janeiro, atingindo 79,13%. No mercado paulista, a Nextel atingiu 99,77% em janeiro, a Claro alcançou 99,81%, a Oi apresentou índice de 97,36%, a Vivo ficou em 98,34% e a Algar, 99,08%.

Em fevereiro e março, a TIM também não conseguiu cumprir a meta de velocidade instantânea, ficando com índice de 92,94% e 94,98%, respectivamente, em São Paulo.

Os índices da medição dos resultados da banda larga móvel pioram nos estados das regiões Norte e Nordeste. No Rio Grande do Norte, por exemplo, exceto a Vivo, todas as demais operadoras de banda larga móvel descumpriram a meta de velocidade instantânea em março.

A Oi, por exemplo, não atingiu metas de velocidade instantânea da banda larga móvel nos meses de fevereiro e março nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão e Roraima, apresentando patamares abaixo de 95%. A TIM não atingiu a meta de velocidade instantânea nos mesmos estados em que a Oi não alcançou o índice, além de Rondônia. A Vivo não atingiu o mesmo objetivo no Acre, Pará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Banda larga fixa

Na banda larga fixa, todas as empresas avaliadas pela Anatel — Algar, GVT, NET e Vivo — cumpriram praticamente todas as metas estipuladas no estado de São Paulo em janeiro, exceto pela Vivo, que no quesito perda de pacotes ficou com 87,70%, quando o índice é 90%. A melhor velocidade média no serviço em janeiro foi obtida pela Net Serviços que entregou mais até do que o contratado pelos usuários, com indicador de 101,63% de velocidade média e 100% de velocidade instantânea.

O mesmo aconteceu com a GVT, com velocidade média de 100,22%, e com a Net São Paulo, com média de 100,35% em janeiro. Em quarto lugar no estado, a Algar registrou velocidade média de 94,77% do firmado nos contratos com os clientes, seguida pela Vivo com 87,98%, o índice mais baixo.

Nos estados das regiões Sul e Sudeste, algumas metas também não foram atingidas, variando de uma operadora para a outra, conforme o mês avaliado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.