América Latina terá 2,5 bilhões de dispositivos conectados até 2025

0

Nos próximos anos, a transformação digital continuará se aprofundando no mundo e a América Latina não será a exceção. Este processo manterá correlação com diversos aspectos e tendências econômicas, sociais e culturais, segundo dados da consultoria Frost & Sullivan apresentados recentemente em seminário da 5G Americas.

Entre as principais tendências de conectividade, espera-se que na América Latina exista até 2025 cerca de 2,5 bilhões de dispositivos conectados, equivalentes a 3,5 dispositivos por pessoa. A penetração de Internet na região alcançará 85% da população, e terá 459 milhões de usuários de internet móvel.

O ecossistema móvel também terá um considerável impacto na economia, com uma contribuição ao produto interno bruto (PIB) estimada em 360,3 bilhões de dólares até 2025.

Entre as tendências econômicas, projeta-se que o PIB total da região alcance os 7,3 trilhões de dólares, com o Brasil e o México representando 45% desta cifra. O setor de serviços responderá por 68% do PIB e empregará mais de 60% da população. Espera-se também que as economias latino-americanas pequenas mostrem um melhor desempenho. Por acaso, estima-se que o Panamá, a Bolívia e a Costa Rica irão liderar o crescimento econômico nos próximos 10 anos.

A Frost & Sullivan considera também que o Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, Trans-Pacific Partnership) trará mais comércio e oportunidades com a Ásia e o Pacífico. Ao mesmo tempo, terá uma influência crescente da China, que investirá 250 bilhões de dólares na região até 2025.

Entre as principais tendências sociais, a consultoria prevê uma população com mais longevidade, com 15% da população com mais de 60 anos de idade, e uma classe média crescente, chegando a mais de 70% do total da população. Além disso, a participação das mulheres na força de trabalho chegará a 50%. Em termos de emprego, espera-se que aqueles trabalhos que requerem recursos humanos únicos (como a educação e o cuidado de pessoas, entre outros) serão os menos ameaçados pela automatização.

Entre as principais forças da transformação digital encontram-se a conectividade móvel, o Big Data e a Internet das Coisas (IoT). A Frost & Sullivan acredita que estas forças irão redefinir os modelos de negócios e irão gerar rupturas, incluindo os setores tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.