FDE-SP usa analytics em novo portal de transparência

0

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, completa seus 30 anos com o lançamento do Portal da Transparência. O projeto "Fundação Aberta", baseado na plataforma analítica da MicroStrategy, foi concebido com o objetivo de facilitar o acesso às informações referentes às áreas de contrato, obras e creches sob responsabilidade da instituição.

A FDE é um órgão ligado à Secretaria da Educação que tem como principal função implantar e gerir programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento da rede pública estadual de ensino. Entre suas principais atribuições estão construir escolas, reformar e adequar salas de aulas, prédios e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários ao sistema de educação de todo país e gerenciar sistemas de avaliação de rendimento escolar.

O Portal da Transparência é resultado de um processo de amadurecimento iniciado no ano passado, a partir do projeto piloto Painel de Informações. Com a entrada da nova presidência, em janeiro de 2017, a ideia foi consolidada e o painel transformou-se em um portal.

Os três painéis foram construídos utilizando a solução de BI da MicroStrategy. Desta forma, qualquer cidadão – seja ele professor, diretor ou até mesmo pai de aluno – consegue acompanhar informações sobre o trabalho realizado pela fundação em termos de obras e contratos, sem a necessidade de um login e senha.

No portal, o usuário seleciona um município dentro do mapa e consegue visualizar a situação atual e o histórico a respeito de cada obra realizada em uma escola ou creche, filtrando pelos status de homologada, em execução, paralisada ou concluída. Além disso, é possível acompanhar outras informações, como fotos das obras, valor investido e infraestrutura. Já na área de contratos, estão disponíveis todos os acordos já firmados pela fundação, sendo possível filtrar por tipo de serviço e vigência, por exemplo.

A segunda fase do projeto prevê a integração com os painéis de rede de suprimentos, tecnologia e escola família, o que deverá contribuir ainda mais para a facilidade de informações e a transparência dos recursos utilizados na melhoria da estrutura e da qualidade da educação do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.