Justiça dos EUA diz que Microsoft tem de fornecer e-mails de cliente armazenados na Irlanda

0

A juíza federal do Distrito Sul de Manhattan, Loretta Preska, determinou nesta quinta-feira, 31, que a Microsoft cumpra o mandado de busca concedido pela Promotoria Pública Federal em Nova York, o qual exige que ela entregue as mensagens de e-mail de um cliente que estão armazenadas em um data center da empresa instalado na Irlanda.

O mandado foi concedido por um juiz federal de Nova York em dezembro do ano passado, como parte de uma investigação criminal. Nem a identidade nem a nacionalidade do cliente foram reveladas. A empresa contestou dizendo que em razão de os e-mails do cliente estarem armazenados em Dublin, capital irlandesa, eles estão fora do alcance de um mandado de busca interno.

Os advogados da empresa argumentaram que o Departamento de Justiça precisa assinar um tratado legal com a Irlanda para obtenção dos e-mails, e que forçar a Microsoft a enviá-los ao órgão, sem o consentimento do país, viola a soberania da Irlanda e o Direito Internacional.

A juíza Loretta Preska, porém, rechaçou o argumento e diz que a localização do e-mail é irrelevante, porque a Microsoft o controlava a partir dos Estados Unidos. "Esta não é uma aplicação extraterritorial da lei dos EUA", disse ela, concordando com o magistrado federal, que tinha exigido da Microsoft que cumprisse o mandado em uma decisão anterior. A Microsoft ainda pode, no entanto, recorrer da decisão.

O principal advogado da empresa, Brad Smith, explicou nesta quinta-feira, que a decisão do tribunal distrital não representa o passo final neste processo. "Vamos apelar prontamente e continuar a defender que o e-mail das pessoas merece forte proteção da privacidade nos EUA e ao redor do mundo", acrescentou.

Antes da audiência, a empresas Verizon, AT&T, Apple e Cisco entraram com um arrazoado na Justiça de apoio à Microsoft, preocupadas que a medida possa abrir um precedente e prejudicar os negócios de seus data centers mantidos no exterior e custar-lhes bilhões de dólares. Isso tamém poderá fazer com que os governos estrangeiros, que estão colocando muita pressão sobre os prestadores de serviços para reforçar a privacidade do cliente, tornem as regras ainda mais rígidas. Os advogados dessas empresas estão instando o Congresso a intervir na questão e esclarecer a lei.

Na audiência desta quinta-feira, a juíza invocou, repetidamente, a aplicação da lei dos EUA para obtenção de registros de negócios e transações de agências bancárias estrangeiras como válida para o caso. Para outro advogado da Microsoft, E. Joshua Rosenkranz, aplicar a lei de registros de negócios para que a companhia forneça os e-mails privados de seus clientes, de operações realizadas em Dublin, é "uma invasão à soberania irlandesa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.