Aprovado projeto que libera usuário de contratação de provedor de internet

1

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que coloca na lei a proibição de cobrança, pela empresa de acesso a internet, de serviço de provedor. Esse serviço, segundo o projeto, deverá ser oferecido gratuitamente pela empresa que prestar o serviço de conexão à internet em banda larga.

Desde 2013, a Agência Nacional de Telecomunicações já determinou o fim da cobrança obrigatória de provedor em serviços de internet rápida ADSL, já que o serviço é prestado pela operadora de telefonia. No caso das conexões via cabo, já não existia exigência.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3.076/04, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que coloca a determinação em lei, não em norma da Anatel. A proposta busca legalizar decisões judiciais que já derrubaram a obrigatoriedade do pagamento de provedor da internet. A proposta também autoriza concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado a prestar serviços de valor adicionado tais como o provimento de acesso à rede mundial de computadores.

O relator, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), afirmou que a proposta aprovada é mais abrangente que a norma da Anatel. "Este projeto resolve de uma vez por todas o problema da duplicidade de cobrança pelo acesso à internet, contribuindo para que o usufruto dos serviços da rede seja mais barato para todos os cidadãos do País, sem distinção", afirmou.

Projeto apensado

A comissão resolveu dar preferência ao projeto de Lobbe Neto, que tramita apensado ao Projeto de Lei 6382/09, do Senado, que reduz o valor das tarifas telefônicas nos municípios que não possuem provedores locais de acesso à internet. O projeto principal, do Senado, acabou rejeitado.

O deputado Eduardo Cury explicou que o projeto principal, do Senado, já não condiz com a realidade do país. "Apenas 17 dos 5.565 municípios brasileiros ainda não possuíam empresa autorizada a prestar o Serviço de Comunicação Multimídia, que suporta o acesso à internet em banda larga", afirmou.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

1 COMENTÁRIO

  1. É uma ilusão acreditar que o serviço vai ficar mais barato. A cobrança é hoje desmembrada por uma razão simples: tributação. O valor do serviço é a soma dos dois componentes. O primeiro refere-se ao meio físico e rede (seja DSL, cabo, etc) que conecta o usuário ao prédio do provedor na cidade (que incide ICMS de telecomunicações, girando em torno de 25% a 28%). O segundo trata-se da estrutura que agrega os usuários, com servidores, suporte, atendimento, email, serviços de conteúdo e o processamento da comunicação com a Internet nacional (onde incide ISS de 2% a 5%, dependendo da cidade). O custo não vai deixar de existir para a companhia. O que vai acontecer é que tudo passará a ser faturado como um só item com ICMS como imposto, que tende a ficar com total mais caro, pois o ICMS é bem mais pesado. Lamentável. Esse congresso parece que não tem o que fazer…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.