Cade aprova acordo que prevê produção de memórias flash pela Multilaser para a Sony

1

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrição, acordo entre a Sony e a Multilaser, no qual a empresa brasileira prestará os serviços de manufatura de USB Flash Drives (pen drives) e Cartões microSD para a companhia japonesa, pelo prazo de dois anos. Nos termos acordados, a Multilaser produzirá e entregará os produtos conforme as especificações técnicas encaminhadas pela contratante que, a partir de então, comercializará as unidades produzidas por conta própria e sob marca de sua titularidade (Sony).

Para o Cade, embora as duas empresas  atuem no mercado nacional de comercialização de pen drives, cartões de memória, dentre outros produtos que não são objeto do contrato, não há risco concorrencial porque a operação não prevê aquisição de ativos, transferência relevante de tecnologia ou know-how e tampouco o acréscimo de participação de mercado, na medida em que ambas as empresas continuarão a atuar no mercado de modo independente. O entendimento do órgão antitruste é de que a Sony tem participação modesta no mercado de memória flash como um todo. "Saliente-se que o presente caso não permite que as participações de ambas as partes sejam simplesmente somadas, pois não há concentração de market shares, com consequente agregação de carteira de clientes. Trata-se tão somente de contratação de capacidade produtiva", salienta, no parecer.

Na avaliação do Cade, a operação não traz risco competitivos porque a Sony não representa, no Brasil, um player com força suficiente para se valer da redução de capacidade ociosa da Multilaser em favor de suposto exercício de poder de mercado e a Multilaser mantém sua capacidade de rivalidade em patamares assemelhados antes e depois da operação. Além disso, considera que a agregação de capacidade produtiva na forma de utilização dos ativos por parte da Sony não significa alteração significativa na estrutura de oferta, ainda que se considerasse que a capacidade adicionada se convertesse plenamente em market share para a Sony (acréscimo de capacidade de produção de 30 mil unidades).

Por fim, a temporariedade do contrato torna precária a condição eventualmente adquirida pela Sony em decorrência da operação, vê a autarquia. Atualmente, a Sony importa 54,5% dos cartões microSD ofertados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.