Cristal aumenta produtividade e reduz riscos com solução de analytics

0

Cada vez mais as empresas, em especial as multinacionais, estão implementando áreas de Gestão, Risco e Compliance (GRC) para mitigar riscos e melhorar os processos de governança. Por esse motivo, em 2016 a Cristal iniciou a implantação das soluções ACL GRC para Gestão de Riscos, ACL Analytics e a plataforma Risco Software para monitoramento e Prevenção à Lavagem de dinheiro, representada pela Tech Supply.

A Cristal é a segunda maior produtora de pigmentos de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Conta com oito fábricas distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, na China, na França, na Arábia Saudita, na Austrália e uma no Brasil.

A Cristal Global possui como padrão nas suas unidades espalhadas no mundo, inclusive no Brasil, plataformas internas e externas de auditoria com requisitos mínimos de Compliance em áreas que possuam risco de fraude, adicionalmente possui uma estrutura de GRC global voltada à análise de riscos estratégicos de negócios. "Na gestão da matriz, existia o acompanhamento global dos riscos estratégicos das filiais a cada 2 anos. Em especial no Brasil, somos a única unidade no mundo que tem ações na Bovespa e, por isso, também temos que seguir padrões da CVM. Assim, a implantação de um GRC local com um escopo mais amplo de trabalho se fazia necessário, e era um caminho natural em nosso negócio", avalia Sandro Freitas Oliveira, líder de governança, riscos e controles internos da Cristal Brasil.

Atualmente a estrutura possui mais de 400 riscos e 200 controles, sendo que 26 de compliance acontecem automaticamente pelo ACL, configurado de acordo com a dinâmica mensal de acompanhamento dos riscos em todas as áreas da companhia.

Antes, a auditoria trabalhava com amostras e hoje avalia de fato todos os fornecedores e clientes, com todos os testes necessários nos grupos de interesse e com compliance adequado, com sistemática automatizada em um cenário real e atualizado.

Segundo o executivo, na gestão dos dados de adiantamento, pedido de compra e duplicidade de pagamento, por exemplo, houve um aumento no índice de liquidez corrente de 3,42 para 6,21 entre dezembro de 2016 e dezembro 2017.

Os reports para a alta administração também foram aprimorados na qualidade gráfica e visual, facilitando o entendimento macro da necessidade do uso das soluções de governança no processo decisório. "Sem uma ferramenta como a ACL, que conhecemos por meio da Tech Supply em seu evento anual Integrity Forum, não teríamos condições de gerenciar, mapear, avaliar e monitorar todos os itens classificados com impacto crítico, médio ou baixo atrelados a uma gestão preventiva dos controles em áreas específicas da Cristal", afirma Oliveira.

Outro benefício ocorreu na gestão dos dados de estoque de insumos, que, ao calcular a eficiência do giro por produto, acarretou na redução de aproximadamente 20% no valor inventariado, passando de R$ 22 milhões em maio de 2017 para R$ 18 milhões em fevereiro deste ano. "A Cristal teve ainda melhorias na gestão dos dados de remessa em consignação, limites de crédito e exposição, com redução no prazo médio de recebimento de 72,3 dias para 56 dias entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017", Carlos Loureiro, responsável pelo projeto na Tech Supply.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.