TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Bancos se unem para atender conformidade das normas de KYC

Postado em: 06/03/2014, às 10:20 por Redação

A SWIFT, provedora de mensagens financeiras para mais de 10 milinstituições financeiras e empresas em 212 países, assinou um Memorando de Entendimento (MDE) com um grupo de bancos para desenvolver e usar, em conjunto, o Cadastro KYC – Know Your Customer – KYC ("Conheça seu Cliente") da SWIFT, um recurso centralizado para a coleta e distribuição de informações padronizadas, solicitadas por bancos como parte de seus processos de due diligence.

O grupo, formado pelo Bank of America, Merrill Lynch, Citi, Commerzbank, JPMorgan, Société Générale e Standard Chartered, trabalhará em conjunto com a SWIFT para desenvolver um serviço que ajudará os bancos a superarem seus desafios de compliance e reduzirem os altos custos associados à implementação de regulamentos relacionados às normas. A SWIFT irá operar o Cadastro KYC como um recurso para a toda indústria, com foco inicial em relacionamentos com correspondentes bancários. Outros bancos devem juntar-se à iniciativa nos próximos meses.

De acordo com o MDE, os bancos participarão de um grupo de trabalho liderado pela SWIFT, chegando a um consenso sobre os processos do Cadastro, bem como sobre a documentação e as informações necessárias para atender aos requisitos de KYC em diversas jurisdições. Além disso, os bancos começarão a preencher o cadastro com seus próprios dados de KYC.

"O atendimento às normas de KYC representa um grande desafio para muitos bancos", diz Luc Meurant, Chefe de Mercados Bancários e Serviços de Compliance da SWIFT. "A cooperação desses grandes bancos no desenvolvimento do Cadastro KYC é muito bem-vinda. O envolvimento dos bancos é um passo importante nessa iniciativa para padronizar o processo e reduzir os custos associados às atividades de KYC. O comprometimento desses bancos demonstra a importância da colaboração no combate a crimes financeiros. Todo usuário da SWIFT poderá se beneficiar das nossas soluções comunitárias".

Nos próximos meses, outros bancos devem juntar-se ao Cadastro KYC e contribuir com suas próprias informações atualizadas para um armazenamento seguro e centralizado. Cada usuário do Cadastro terá um ponto de acesso padronizado para obter detalhes sobre suas contrapartes, mantendo a propriedade de suas informações e o controle sobre quais instituições podem acessá-las.

"Ao oferecer uma solução central e padronizada que substitui as trocas de documentos bilaterais entre cada grupo de contrapartes, a SWIFT ajuda a reduzir o custo e os riscos associados à conformidade com as normas de KYC", disse Javier Pérez-Tasso, diretor de Marketing da SWIFT. "É encorajador ver os bancos se unindo por essa iniciativa, demonstrando claramente o valor que as soluções comunitárias agregam a este desafio".

O Cadastro KYC é a mais recente solução de compliance da crescente carteira da SWIFT, que já inclui soluções de Triagem de Sanções e Teste de Sanções, e em breve será complementada por um novo serviço de analítica de compliance. O Cadastro deve ser lançado no final de 2014, com aplicação controlada planejada para o meio do ano.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top