Bancos se unem para atender conformidade das normas de KYC

0

A SWIFT, provedora de mensagens financeiras para mais de 10 milinstituições financeiras e empresas em 212 países, assinou um Memorando de Entendimento (MDE) com um grupo de bancos para desenvolver e usar, em conjunto, o Cadastro KYC – Know Your Customer – KYC ("Conheça seu Cliente") da SWIFT, um recurso centralizado para a coleta e distribuição de informações padronizadas, solicitadas por bancos como parte de seus processos de due diligence.

O grupo, formado pelo Bank of America, Merrill Lynch, Citi, Commerzbank, JPMorgan, Société Générale e Standard Chartered, trabalhará em conjunto com a SWIFT para desenvolver um serviço que ajudará os bancos a superarem seus desafios de compliance e reduzirem os altos custos associados à implementação de regulamentos relacionados às normas. A SWIFT irá operar o Cadastro KYC como um recurso para a toda indústria, com foco inicial em relacionamentos com correspondentes bancários. Outros bancos devem juntar-se à iniciativa nos próximos meses.

De acordo com o MDE, os bancos participarão de um grupo de trabalho liderado pela SWIFT, chegando a um consenso sobre os processos do Cadastro, bem como sobre a documentação e as informações necessárias para atender aos requisitos de KYC em diversas jurisdições. Além disso, os bancos começarão a preencher o cadastro com seus próprios dados de KYC.

"O atendimento às normas de KYC representa um grande desafio para muitos bancos", diz Luc Meurant, Chefe de Mercados Bancários e Serviços de Compliance da SWIFT. "A cooperação desses grandes bancos no desenvolvimento do Cadastro KYC é muito bem-vinda. O envolvimento dos bancos é um passo importante nessa iniciativa para padronizar o processo e reduzir os custos associados às atividades de KYC. O comprometimento desses bancos demonstra a importância da colaboração no combate a crimes financeiros. Todo usuário da SWIFT poderá se beneficiar das nossas soluções comunitárias".

Nos próximos meses, outros bancos devem juntar-se ao Cadastro KYC e contribuir com suas próprias informações atualizadas para um armazenamento seguro e centralizado. Cada usuário do Cadastro terá um ponto de acesso padronizado para obter detalhes sobre suas contrapartes, mantendo a propriedade de suas informações e o controle sobre quais instituições podem acessá-las.

"Ao oferecer uma solução central e padronizada que substitui as trocas de documentos bilaterais entre cada grupo de contrapartes, a SWIFT ajuda a reduzir o custo e os riscos associados à conformidade com as normas de KYC", disse Javier Pérez-Tasso, diretor de Marketing da SWIFT. "É encorajador ver os bancos se unindo por essa iniciativa, demonstrando claramente o valor que as soluções comunitárias agregam a este desafio".

O Cadastro KYC é a mais recente solução de compliance da crescente carteira da SWIFT, que já inclui soluções de Triagem de Sanções e Teste de Sanções, e em breve será complementada por um novo serviço de analítica de compliance. O Cadastro deve ser lançado no final de 2014, com aplicação controlada planejada para o meio do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.