Norton alerta para novas táticas dos cibercriminosos

0

A cada dia, os cibercriminosos criam novos mecanismos para a disseminação de ameaças contra a segurança dos internautas, para roubar dados e informações pessoais. Segundo o Symantec Internet Security Threat Report, apenas no último ano foram identificados mais de 69 milhões ataques virtuais, em 157 países.

Um destaque do estudo é o crescimento dos crimes online direcionados aos pequenos negócios. A Norton, marca de consumo da Symantec, reforça que, entre as novas armadilhas virtuais, estão: os ataques com foco em espionagem industrial, a descoberta de vulnerabilidades de softwares e o envio de conteúdos maliciosos em redes sociais e dispositivos móveis. Paralelamente, a companhia reforça que os spams e phishings ainda são amplamente utilizados pelos criminosos virtuais.

Ataques direcionados a setores da indústria e pequenas empresas

A espionagem industrial vem sendo um dos focos dos cibercriminosos. Entre 2011 e 2012, houve um aumento de 42% no volume de ataques com esse objetivo. O segmento de manufatura foi um dos mais afetados, ao sofrer 24% do total de ataques. Enquanto isso, as pequenas empresas, com pelo menos de 250 funcionários, foram vítimas de 31% das iniciativas maliciosas. Para lesar as empresas, os cibercriminosos comprometem a segurança do website da companhia que querem atingir. A Elderwood Gang é um exemplo do perigo que essa tática representa, ao infectar cerca de 500 empresas em um único dia.

Vulnerabilidades nos softwares

Ao todo, as vulnerabilidades Zero-Day (em português, Dia Zero) somaram 5.291 casos. Esse aumento também pode ser identificado nos dispositivos móveis, que tiveram 416 ocorrências. Os criminosos virtuais usam vulnerabilidades para comprometer a segurança dos equipamentos dos usuários, que, durante o ano passado, responderam pelo crescimento de 30% dos ataques. O Blackhole, um exemplo de malware que se aproveita de brechas de segurança, foi responsável por 41% dos crimes virtuais em 2012.

Redes sociais e dispositivos móveis: novo meio de ataques

As redes sociais são a nova fonte de spams. As ofertas falsas disseminadas pela web, por exemplo, foram responsáveis por 56% dos cibercrimes sociais. Nesse ambiente, as pessoas ficam mais expostas, por conta do compartilhamento de informações e comportamentos como "curtir" conteúdos de outros usuários. Já os malwares móveis apresentaram um crescimento de 58%, em 2012. Ao todo, foram 387 vulnerabilidades focadas no sistema iOS da Apple. Em contrapartida, a plataforma Android registrou 13 falhas, que foram porta de entrada para 158 ameaças únicas e direcionadas ao sistema operacional do Google.

Spams e phishing ainda persistem

Com o aumento dos malwares sociais, o envio tradicional de spams vem diminuindo: de 75%, em 2011, para 69%, em 2012. Apesar da queda, cerca de 30 bilhões de e-mails de spam ainda são enviados a cada dia no mundo – tendo como principais temas assuntos adultos, de sexo e de namoro, que representam 55% da amostragem total de spams enviados. Além disso, durante 2012, um em cada 414 e-mails foi considerado uma tentativa de phishing, que é uma forma de 'pescar' internautas desavisados, atraindo-os a clicarem em links maliciosos. Em 2011, esta proporção era um em cada 299 e-mails.

Ao todo, mais de 247 mil ameaças foram bloqueadas diariamente ao longo de 2012. Dois tipos agressivos de malwares foram descobertos: o primeiro, o Flashback, voltado para sistema Mac, conseguiu infectar mais de 600 mil equipamentos; e, o segundo, o Ransomware, que sequestra o computador e seus dados, e exige resgate para desbloqueá-lo.

Para não cair em armadilhas virtuais, a Norton apresenta soluções para todos os mais variados tipos de ameaças, como o Norton Internet Security e Norton 360 Multi-Device. Porém, é preciso que o internauta se informe constantemente sobre os perigos online e tenha um comportamento seguro na Web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.