SWIFT lança novo serviço de continuidade de negócios para pagamentos de alto valor

0

SWIFT lança nova solução de continuidade de negócios para oferecer suporte a sistemas de pagamentos globais. Desenvolvido pelo seu Serviço de Resiliência em Infraestrutura de Mercado (Market Infrastructure Resiliency Service – MIRS) é um sistema de backup para Liquidação Bruta em Tempo Real (Real Time Gross Settlement – RTGS), que consiste em plataformas eletrônicas para a liquidação contínua de pagamentos de alto valor e em mais de uma moeda entre bancos.

Bancos centrais e infraestruturas do mercado financeiro utilizam sistemas de RTGS para garantir a liquidação efetiva de transações de pagamento de alto valor. Por ser uma plataforma de backup, o MIRS oferece uma terceira linha de suporte a operadores de RTGS que se depararem com problemas nos sistemas de backup de primeira e segunda linha. A partir de sua ativação, o MIRS oferece as funções básicas necessárias para finalizar a liquidação de cada transação em tempo real. Após a implementação do MIRS, os operadores do RTGS continuam tendo total controle do serviço, enquanto que a SWIFT administra as operações técnicas.

Juliette Kennel, chefe de Infraestruturas de Mercado da SWIFT, declarou que "considerando o papel importante desempenhado por sistemas de RTGS na economia mundial, é essencial nos protegermos de forma eficiente contra interrupções operacionais, além de administrarmos os riscos relacionados. O MIRS oferece infraestruturas de mercado com as ferramentas necessárias para manter a normalidade das operações, mesmo no caso improvável, porém de alto impacto, de suas defesas de primeira e segunda linha falharem".

Banco da Inglaterra adota o MIRS

Desde julho de 2011, a SWIFT tem trabalhado com diversos bancos centrais, incluindo o Banco da Inglaterra, a fim de identificar os requisitos necessários para que as funções de RTGS operem normalmente em caso de interrupção nas localidades existentes. No final de 2013, o Banco da Inglaterra concluiu um piloto e testou com sucesso o MIRS com a comunidade do Sistema de Pagamentos Automatizados da Câmara de Compensação (CHAPS). O CHAPS é um regime de pagamento do Reino Unido que processa e liquida pagamentos, tanto sistematicamente importantes quanto sensíveis ao tempo, em libras esterlinas. Em 24 de fevereiro último, o Banco da Inglaterra implementou o MIRS, aumentando ainda mais a resiliência do seu serviço de RTGS, o Sistema de Pagamentos de Alto Valor do Reino Unido (High Value Payments System – HVPS). Com a utilização do MIRS, o RTGS do Banco continuará funcionando normalmente mesmo em caso de interrupções em suas duas localidades atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.