Apsen amplia segurança de endpoints e facilita gerenciamento de TI

0

Fundada em 1969, a Apsen é uma empresa fabricante de medicamentos nacional, que atua em áreas como urologia, reumatologia, otorrinolaringologia, neurologia, geriatria, psiquiatria, gastroenterologia, ginecologia, ortopedia e clínica geral. A empresa, com sede em São Paulo, conta com cerca de 950 funcionários e fatura R$ 450 milhões.

As empresas farmacêuticas são consideradas alvos para o cibercrime, já que armazenam dados sensíveis e propriedade intelectual como fórmulas de medicamentos, estudos e pesquisas confidenciais. Por isso precisam um ambiente altamente controlado para evitar risco de vazamento de informações.

Jaques dos Reis Souza, coordenador de Infraestrutura e Service Desk da Apsen, conta que a empresa tem como meta dobrar o faturamento até 2020 e para isso definiu estratégias, incluindo obter maior eficiência no ambiente de TI e um sistema de segurança mais moderno, confiável e fácil de gerenciar.

A estrutura de TI da Apsen é composta por 80 servidores, entre físicos e virtuais, e cerca de 400 desktops. A empresa utiliza soluções de segurança McAfee há mais de 10 anos e buscava atualizar sua infraestrutura com o que há de mais moderno no mercado.

"Usamos as mesmas soluções por muito tempo e elas estavam atendendo nossas necessidades, mas queríamos saber se seria possível melhorar, se o que tínhamos estava causando lentidão nas máquinas, se havia algo melhor disponível no mercado. Também enxergamos a necessidade de implementar novas soluções com funções dedicadas à prevenção de perda de dados e à criptografia", explica Souza.

Foram adquiridas licenças das soluções para segurança de endpoint (McAfee Endpoint Protection), contra vazamento de dados (McAfee Data Loss Prevention), criptografia (McAfee Complete Data Protection) e para segurança contra ameaças avançadas, baseada em análise de comportamento (McAfee Threat Intelligence Exchange), além do McAfee ePolicy Orchestrator, que possibilita o gerenciamento centralizado de todas as soluções a partir de um único console.O projeto teve início no final de 2016 e irá atualizar as soluções de segurança em todas as estações de trabalho da empresa.

Souza comenta que, com a conclusão do projeto, os desktops ficarão mais leves, ágeis e protegidos, a equipe de TI terá maior controle do que acontece nas estações, será possível criar indicadores e usar os relatórios para tomar decisões mais rápidas e assertivas. A facilidade no gerenciamento das soluções também permitirá que a equipe tenha mais tempo livre para focar em outras atividades.

Com soluções baseadas na análise de comportamento da ameaça e que não dependem unicamente de assinaturas, como o TIE, será mais fácil identificar e combater ameaças avançadas e desconhecidas, incluído o ransomware. E com a solução DLP será possível combater o vazamento de informações com o controle rígido de todos os arquivos que saem da empresa, seja por e-mail, arquivo enviado para impressora, print screen, etc. "Os notebooks usados pela equipe de campo também serão totalmente criptografados para aumentar a segurança em caso de perda ou roubo e evitar o vazamento de informações", explica Souza.

A atualização das soluções irá aumentar a maturidade em segurança da informação da empresa, criar um ambiente padronizado e gerar maior visibilidade e facilidade no gerenciamento das soluções. Para o futuro, a empresa avalia investir em outras soluções para endpoint.

"Estamos com as melhores soluções disponíveis no mercado, a Intel Security entendeu nossa necessidade e nos apresentou      soluções proativas, voltadas para o negócio e que realmente trazem retorno", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.