Suposta mensagem de voz no Facebook rouba identidade do usuário

2

A Bitdefender alerta aos usuários sobre a nova prática criminosa que está sendo aplicada aos usuários do Facebook. Por meio de um e-mail com o mesmo padrão gráfico das mensagens oficialmente enviadas para o endereço cadastrado na conta da rede social, o usuário é informado de que há uma nova mensagem de voz, supostamente deixada por um dos contatos.

Entretanto, o link para ouvir a mensagem, na verdade, faz o download de um malware que, quando executado, pode roubar dados do usuário e até mesmo prejudicar o funcionamento do sistema operacional.
Uma vez que o malware é instalado em uma máquina, instala-se também um mecanismo de propagação do malware. Os arquivos maliciosos, com extensão "clp" alojam-se na pasta Windows System32, e a partir daí, o vírus se apodera da conta do usuário e começa a encaminhar mensagem para todos os contatos registrados.

De acordo com Eduardo D'Antona, country partner da Bidefender no Brasil, ao receber esse tipo de e-mail, o usuário deve passar o mouse sobre o hiperlink, e conferir se é uma mensagem segura, advinda realmente do Facebook. Caso contrário, o e-mail deve ser apagado imediatamente. "Grande parte das mudanças nas políticas de acesso que se verifica junto ao Facebook ultimamente, gerando inclusive lentidão em alguns casos, se deve a cuidados de segurança que os gestores da rede precisam adotar para fazer frente a ataques que estão cada vez mais sofisticados", afirma. Segundo ele, os danos para o usuário sem proteção adequada podem ser devastadores.

"Além do roubo de dados confidenciais, o vírus pode acarretar problemas ao sistema operacional do computador, impossibilitando a limpeza da máquina, a não ser via formatação. É importante lembrar ao usuário que, apesar de se mostrarem mais confiáveis, as mensagens enviadas por redes sociais são tão passíveis de falsificação como e-mails", adverte.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.