Golpe via WhatsApp explora o craque de futebol Neymar, alerta PSafe

0

Os fãs do jogador de futebol Neymar Jr. devem ficar atentos: para enganar usuários de smartphones, hackers desenvolveram um novo golpe cibernético que promete personalizar o plano de fundo WhatsApp com imagens do craque brasileiro. De acordo com a PSafe, empresa desenvolvedora do aplicativo DFNDR, o golpe já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas.

A armadilha promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado. Ela vem sendo disseminada via WhatsApp, por meio do recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo no aplicativo, convidando o usuário a clicar no anúncio.

Em seguida, para poder aplicar o plano de fundo desejado, a vítima é induzida a baixar um aplicativo chamado "Camisa 10", compartilhar o suposto serviço para oito grupos ou quinze amigos via WhatsApp e a preencher seus dados em serviço de SMS pago, que podem causar prejuízos financeiros.

"O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp", comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

Outra recomendação importante para os usuários de smartphone é contar sempre com um antivírus com a função 'antiphishing' instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não. O aplicativo DFNDR, por exemplo, bloqueia cerca de 1 milhão de tentativas de ataques phishing por dia no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.