Estudo aponta que apenas 35% dos brasileiros confia no uso de dados na saúde

0

A Royal Philips acaba de divulgar dados inéditos relacionados ao Brasil do estudo anual Future Health Index, que mostra os desafios de 16 países com relação a três indicadores no sistema de saúde: acesso, satisfação e eficiência e contribui para determinar o preparo das nações para lidar com desafios globais neste segmento. Os dados mostram que o Prontuário Eletrônico Universal (EHR) e a inteligência artificial são oportunidades que podem trazer integrações importantes e mais eficiência na utilização dos dados dos pacientes. A pesquisa revela que países com um Prontuário Eletrônico Universal têm uma maior Medida de Valor e que 39% dos profissionais brasileiros estariam dispostos a usar tecnologias de conexão de dados se fosse provado a eles que isso tornaria o processo mais eficiente.

"A falta de conhecimento e, consequentemente, de confiança da população com relação à precisão e aos benefícios das tecnologias de conexão de dados oferece uma oportunidade de aprendizagem nesta área no Brasil. Somente 51% dos profissionais de saúde pesquisados e 21% da população brasileira acreditam saber suficientemente bem sobre o que são tecnologias conectadas", afirma Renato Carvalho, CEO da Philips do Brasil.

Países com Prontuário Eletrônico Universal de dados, como Austrália, China, França, Alemanha, Itália, Rússia, Singapura e Espanha, têm substancialmente uma maior média de Medida de Valor do que o Brasil (47.29 versus 26.71), além de políticas mais compreensíveis sobre o compartilhamento e o uso de dados e uma infraestrutura mais sofisticada. Entre outros principais destaques da pesquisa, estão:

Proteção de dados: os brasileiros têm preocupações gerais sobre segurança de dados e sobre que informações podem ser acessadas nos seus prontuários eletrônicos de saúde;

46% dos brasileiros não gostariam que seus dados se tornassem públicos caso o perfil ou informações de saúde fosse hackeados. Isso sugere o aumento da importância da divulgação das ferramentas de proteção de dados neste segmento no Brasil;

Apenas um terço da população entrevistada (35%) citou a saúde como o segmento mais confiável quando se trata de dados pessoais, sendo que um terço (32%) não confia em nenhuma indústria com relação a essas informações;

Interoperabilidade: a importância da integração das informações de saúde causa expectativas e dúvidas quanto ao custo que esse movimento repassará ao consumidor.

Enquanto quase todos os profissionais de saúde (96%) acreditam que a integração de dados é importante, eles se preocupam com relação o ônus que esta tecnologia trará à população: dois em cada cinco especialistas entrevistados (38%) afirmaram acreditar que a integração vai tornar o atendimento à saúde mais caro para o paciente. Outros 38% acreditam que a integração vai liderar a redução de custos para os pacientes, equilibrando o parecer sobre este tema.

Devido à falta de um sistema universal de Prontuários Eletrônicos, o percentual de coleta de dados no Brasil está muito abaixo dos outros países entrevistados (4.42 versus 23.19). Os principais obstáculos para esta implementação podem estar relacionados à interoperabilidade e à infraestrutura tecnológica do país, que ainda não está pronta para possibilitar o uso de EHRs. O Brasil está abaixo da média dos 16 países entrevistados com relação ao número de internet segura por pessoa (0.08 versus 0.86, em média), à taxa de penetração da internet (60% versus 74%) e em velocidade da internet em kbits/segundo (4,246 versus 10,498).

Enquanto os profissionais de saúde reconhecem que a interoperabilidade vai, em geral, melhorar a qualidade de cuidados na saúde, a população em geral percebe que esta integração de dados é, ainda, muito baixa, apesar do governo brasileiro já ter começado a fazer investimentos nos Prontuários Eletrônicos Universais.

Inteligência artificial

O investimento atual do Brasil em inteligência artificial é o menor na média dos 16 países pesquisados pelo Future Health Index, sugerindo espaço para crescimento. O investimento do país nos diagnósticos preventivos e em planejamento terapêutico é de $0.006 por pessoa, muito abaixo da média global, que é de US$0.03 e US$0.06, respectivamente.

25% dos brasileiros entrevistados acreditam que a inteligência artificial melhora a gestão de saúde, já que otimiza o uso do histórico médico na tomada de decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.