ESET alerta para golpe que usa o Blackshades para roubar dados de usuários

0

A ESET alerta para um novo ataque por meio do software Blackshades. O programa, que funciona como um RAT (ferramenta de administração remota, da sigla em inglês), que permite aos cibercriminosos roubarem e controlarem informações pessoais e senha das vítimas, além de realizar gravações de webcams e arquivos, sem que o usuário perceba. O golpe já afetou mais de 2.000 computadores ao redor do mundo e uma operação conduzida pelo FBI, nos Estados Unidos, levou à prisão de mais de uma centena de pessoas envolvidas com esse tipo de crime.

"É importante entender que esse tipo de aplicação (Blackshades) foi inicialmente criada com outros fins, porém os cibercriminosos descobriram que podem utilizá-la para praticar crimes online", afirma Raphael Labaca Castro, coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina. "A partir da compra desse software, é possível que os criminosos enviem um e-mail com um arquivo que será aberto pela vítima e instalado na máquina sem que o usuário perceba. Assim, é possível roubar dados pessoais, como senha de e-mail, código de segurança de banco, entre outros", complementa.

Detectado pelo Laboratório de Investigação da ESET América Latina como worm e com a assinatura Win32/Ainslot, o malware já foi identificado em países como Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá, Chile e Suíça. No Brasil, ainda não foram detectados casos de ataques por meio de uso do Blackshades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.