Mensagem de cobrança com ameaça de penhora instala Cavalo de Tróia

0

A Štíty Tecnologia, que distribui no Brasil as soluções antivírus da Avast, identificou um ataque maciço nos últimos de dias dos cybercriminosos, que estão enviando mensagens de e-mail sobre falta cobrança e com ameaça de penhora. O objetivo é instalar um cavalo de troia no computador para roubar informações bancárias.

A mensagem tem como título Notificação Extrajudicial:Último Prazo para Pagamento Antes da Execução de Penhora, o que desperta a atenção do usuário caso ele possua dívidas vencidas e que corram risco de execução por parte dos credores. Os criminosos apostam nesta possibilidade, uma vez que o número de inadimplência tem crescido nos últimos meses.

A mensagem estipula o prazo de 48 horas para o pagamento e oferece um link para baixar um arquivo com informações sobre a cobrança. Na verdade, trata-se de um documento contaminado com vírus de computador.

Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, orienta apagar imediatamente este tipo de mensagem. "O melhor a fazer é conversar com o credor para negociar o pagamento ou esperar que o escritório de cobrança ofereça uma negociação. Em ambos os casos o boleto pode ser enviado por e-mail ou SMS. Ainda assim é necessário perguntar o nome do remetente para ter certeza que o boleto que chegue à caixa de entrada é realmente aquele que se espera. Avisos deste tipo, que aparecem de surpresa, é certamente uma tentativa de fraude", enfatiza.

Além deste procedimento, ele também orienta o usuário a manter seu sistema de antivírus sempre atualizado, com recurso de bloqueio de arquivos desconhecidos vindo de sites de compartilhamento de arquivos e outras fontes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.