Morpho apresenta solução bancária de identificação biométrica para tablets

0

O uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para identificação e autenticação biométrica de digitais vai se tornar cada vez mais comum, principalmente depois que a Apple incluiu essa funcionalidade em seu novo modelo de iPhone. Uma novidade nessa área foi apresentada esta semana em Paris na Cartes, uma das maiores feiras internacionais sobre a indústria de cartões inteligentes: trata-se de uma solução bancária de identificação biométrica criada pela Morpho. Seu objetivo é permitir que bancos coletem as digitais de seus clientes em qualquer lugar, a partir de tablets corporativos. Isso facilitaria a abertura remota de contas, sem a necessidade de o cliente se deslocar até a agência, explica Luis Roncato, vice-presidente de convergência e soluções da Morpho.

Na Cartes, a companhia apresentou dois acessórios que podem dotar tablets Android e Windows da capacidade de realizar identificação biométrica: uma capa e um equipamento para ser acoplado por cabo. A capa em exibição foi desenvolvida sob medida para um tablet Windows da Lenovo. A ideia seria fabricar unidades customizadas sob demanda de bancos, explica o executivo.

É importante ressaltar que há uma diferença entre identificação e autenticação biométrica. A primeira se refere ao cadastro dos dados biométricos de uma pessoa. Para isso, é importante que a qualidade de captação seja alta. A autenticação, por sua vez, é o processo de comparação entre uma digital e os dados cadastrados. Neste caso, a leitora não precisa necessariamente ter o mesmo grau de precisão do equipamento que fez a identificação. Segundo Roncato, a solução da Morpho atende aos rigorosos critérios do sistema bancário, sendo mais precisa que aqueles disponíveis em smartphones para consumidores finais.

Vale lembrar que há também duas formas de autenticação: a ótica e a capacitiva. A primeira tira uma fotografia da digital do usuário e compara com o cadastro, mas pode ser enganada por formas de silicone, por exemplo. A capacitiva, além da fotografia, testa a resistência do tecido, identificando tentativas de fraude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.