Pesquisa MasterCard mostra relação do consumidor com senhas e impacto nas compras online

7

A MasterCard divulga os resultados da pesquisa Password Study, realizada com 10 mil consumidores em todo o mundo sobre as percepções quanto às compras on-line e a sua relação com as senhas. No Brasil, a pesquisa ouviu 506 consumidores online de todas as faixas etárias.

Dentre as principais conclusões da amostra brasileira, 52% dos entrevistados abandonam o carrinho quando esquecem a senha; 71% tiveram usuário bloqueado, 26% perderam o prazo para pagamento, 19% perderam dados pessoais.

Do total de consumidores que fazem compras online, 45% afirmam que gastam até cinco minutos por dia refazendo a senha, 32% gastam 6 a 10 minutos e 22% gastam mais de 11 minutos. 51% dos entrevistados afirmam que preencheram o formulário de lembrete de senha de 1 a 5 vezes "na última semana".

Do total de entrevistados que afirmaram sentir-se irritados com a reconfiguração da senha: 6% afirmam que é o bloqueio após várias tentativas, estipular força, 55%, trocá-las frequentemente, 47%, dificuldade em lembrar 22%.

A nova geração de sistemas de autenticação do consumidor está alinhada com as necessidades do consumidor online: 38% estão interessados em soluções de biometria em substituição às senhas.

Em todo o mundo, 1/3 das pessoas deixam de comprar pela internet, enquanto que seis em cada 10 afirmam ter perdido a oportunidade de fazer uma compra urgente, como de bilhetes para um concerto. Mais da metade das pessoas deseja ver suas senhas substituídas por algo mais conveniente e com o mesmo nível de proteção e tranquilidade.

"Hoje, os consumidores fazem compras usando todos os tipos de dispositivos, e eles esperam que a tecnologia simplifique e garanta a segurança da transação. A MasterCard trabalha para empregar tecnologias que permitem, por exemplo, colocar a verificação da identidade na ponta dos dedos do titular do cartão, usando biometria e senhas de uso único por SMS", explica Ajay Bhalla, presidente de soluções empresariais de segurança da MasterCard. "E é exatamente isso que o Identity Check, sistema de verificação de identidade, oferece. É um conjunto de soluções tecnológicas avançadas para comprovar a identidade dos consumidores e simplificar ainda mais a experiência on-line de compras.

Principais comportamentos dos consumidores brasileiros com as senhas:

60% usam algumas vezes senhas diferentes para os sites que visitam

21% usam a mesma senha para diferentes sites que visitam

19% usam diferentes senhas para os sites que vistam

51% criam senhas com números, letras e símbolos aleatórios

30% sentem que deve haver maneira melhor do que senhas para manter as informações pessoais seguras.

66% compartilham as senhas com algumas pessoas (como marido/esposa, filhos e pais)

72% sabem a senha de terceiros (pais, esposa/marido) irmãos e filhos.

Tendências:

66% acreditam que a biometria soa como uma forma segura de manter informações pessoais protegidas.

59% responderam que estariam interessados em usar a biometria em vez de senhas tradicionais.

57% se sentiriam mais confortável usando a biometria ao invés de senhas para todas as contas.

58% afirmam que se tivessem que escolher entre os dois, escolheria a biometria sobre as senhas tradicionais.

Sobre a pesquisa

A pesquisa realizada pela Norstat ouviu 10 mil consumidores comuns entre 13 a 21 de agosto de 2015. Consumidores em 17 mercados da América do Norte e do Sul, Europa, África, Austrália e região Ásia-Pacífico falaram de suas percepções quanto às compras on-line. A amostra total, com margem de erro de +/- 0,80%, apresenta um nível de confiança de 95%.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.