Chevrolet Serviços Financeiros melhora processo de decisão na análise de risco de crédito

0

Para dar suporte ao processo de decisão e análise de crédito, a Chevrolet Serviços Financeiros, banco múltiplo que administra os serviços financeiros oferecidos à rede de concessionárias Chevrolet, adotou a plataforma Risk Pack da Neurotech. Mesmo que recente, a implementação, finalizada em agosto de 2014, já trouxe importantes ganhos para a instituição financeira no que diz respeito à automatização e melhora na qualidade do processo de análise de crédito de seus clientes, tanto no varejo, como em sua linha de consórcios. A solução aderiu a todos os requisitos de negócios da instituição e também às regras de compliance do setor financeiro.

Presente em todas as concessionárias da marca, a Chevrolet Serviços Financeiros tem o compromisso de manter a padronização de atendimento em todos estes pontos de venda. As principais premissas da instituição são: o compromisso com a contínua inovação e a manutenção do padrão internacional. Neste contexto, era fundamental automatizar seus processos de análises e, ao mesmo tempo, ganhar consistência e qualidade nos resultados obtidos.

A solução Risk Pack é flexível para parametrização, segurança, escalabilidade e também porque emprega inteligência artificial e redes neurais, que são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência.

"Recebemos mensalmente um número muito grande de solicitações, o que inviabiliza a consulta de cada número do CPF em diversas fontes internas e externas de informação. Hoje, isso é possível de forma automatizada, ajustada à complexidade das nossas políticas e com todas as informações relevantes disponibilizadas, já com uma sugestão sobre decisão de aprovação", comenta Andrés Pérez, superintendente da área de risco da Chevrolet Serviços Financeiros.

Além destas regras de conformidade, a solução também ajuda a fazer a conferência e a identificar fraudes. As informações cadastrais são analisadas automaticamente e se alguma divergência do dado apresentado no pedido de crédito pelo cliente for percebida, os analistas já conseguem verificar rapidamente. Tudo com total controle, consistência e velocidade. Por conta desta automatização, foi registrada uma melhoria significativa na qualidade de aprovação e a expectativa é conquistar, em breve, maior agilidade no tempo de resposta da análise.

Como a implementação geraria uma mudança de cultura na Chevrolet Serviços Financeiros, o projeto foi realizado passo a passo e a migração para o Risk Pack aconteceu gradativamente. Hoje todas as análises de solicitações vindas do país são feitas com o suporte da ferramenta.

Ferramenta

O Risk Pack é um pacote que oferece inteligência, processo e ferramentas flexíveis, modulares e independentes para gerenciar todo o ciclo de crédito e cobrança para tornar produtos e operações ainda mais lucrativos, rápidos e monitorados em toda sua plenitude.

A ferramenta está dividida em módulos que englobam desde a captação de informações cadastrais de forma inteligente e integrada, consulta automática a uma base de mais de oito mil informações, definição e parametrização dos fluxos, até o gerenciamento da operação de crédito de forma automatizada. A ferramenta também previne fraudes cadastrais através de regras inteligentes e informações históricas disponíveis na própria empresa. Outra característica é a disponibilidade de um painel executivo com relatórios e indicadores para gerenciar os ciclos de crédito e cobrança especialmente customizados para a operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.