FTI Consulting prevê crescimento da demanda por processo de e-discovery no Brasil

0

O método de busca e processamento de evidências eletrônicas, conhecido como "e-discovery", regulamentado pelo Federal Rules of Civil Procedure (FRCP) nos Estados Unidos, ganha espaço no Brasil por ser uma solução que permite às empresas ler e-mails, ouvir telefonemas e analisar conversas em chats de seus colaboradores.

A tecnologia usada há muitos anos pela Polícia Federal para encontrar as evidências de crimes e fraudes, é também implementada em empresas para manter o controle de informações confidenciais e evitar problemas de corrupção, escândalos e ataques externos.

No Brasil, embora não seja regulamentado, e-discovery é bem aceito pela justiça para crimes antitruste e de cartel, em arbitragem e investigações policiais. "Trata-se apenas de uma questão de tempo para que o uso do 'e-discovery' seja frequente no país", afirma Eduardo Sanches, diretor executivo de tecnologia no Brasil da FTI Consulting, Inc, empresa global de consultoria em negócios e dedicada a ajudar organizações a proteger e aumentar o seu valor corporativo. 

A previsão do executivo da FTI Consulting está alicerçada no cenário econômico brasileiro, que atrai investimentos estrangeiros não apenas em fusões e aquisições de empresas, mas também na importância para prevenção e combate à corrupção na administração pública. "Em casos de disputas judiciais, advogados não hesitam em contar com o suporte dessa ferramenta", diz Sanches. 

Mesmo as empresas reconhecidas pela rigidez de suas políticas de segurança precisam, eventualmente, do suporte do processo de "e-discovery". "Nos EUA", acrescenta Sanches, "os tribunais endossam o uso do 'e-discovery' por ser ágil e confiável e também por garantir a integridade do que foi coletado para apresentação de provas durante o julgamento". 

Ainda segundo ele, os consultores da área de tecnologia da FTI Consulting têm dado suporte às empresas no acompanhamento de coleta de informação, revisão e na composição da apresentação das evidências eletrônicas demonstradas em tribunais e em processos arbitrais. 

E-discovery 

O e-discovery é um processo de busca, coleta e processamento de evidências eletrônicas, que localiza evidências potenciais e relevantes sobre um caso que está sendo investigado. Ele analisa questões legais, regulatórias e de investigação, e permite que gestores tenham uma visualização clara do universo de dados da empresa tais como e-mails, documentos, arquivos de voz, mídias sociais e até ligações telefônicas. 

"Em caso de litígios, o grande volume de informações digitais aumenta os custos para as empresas. Para que um procedimento legal seja efetivo, é necessário identificar e preservar dados eletrônicos relevantes e o e-discovery garante o controle do processo, é eficaz e reduz os custos e os riscos da operação", esclarece Sanches.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.