CERT.br divulga novas dicas para uso seguro das redes sociais

0

Invasão de privacidade, contato com pessoas mal-intencionadas, danos à imagem e à reputação. Esses são alguns riscos a que os milhões de usuários de redes sociais no Brasil podem estar expostos e que estão detalhados no fascículo Redes Sociais da Cartilha de Segurança para Internet. Produzido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o fascículo ganhou uma nova versão, lançada nesta terça-feira, 26, com informações atualizadas e mais recomendações de segurança para o acesso às redes sociais.

No Brasil, 77% dos usuários de Internet participam de redes sociais, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br. A rápida velocidade com que as informações se propagam nesse ambiente, a grande quantidade de pessoas que elas conseguem atingir e a dificuldade de exclusão e controle sobre o conteúdo divulgado são algumas características inerentes às redes sociais abordadas no fascículo.

Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br, destaca que "a calúnia e difamação nesse ambiente podem rapidamente se propagar, jamais serem excluídas e causarem grandes incômodos às pessoas envolvidas". Para proteger a privacidade, os usuários devem lembrar que estão em um local público, que tudo que é divulgado pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa. "Pense bem antes de divulgar algo, pois não é possível voltar atrás", complementa.

Outra recomendação importante é proteger o seu perfil usando conexão segura (HTTPS) ao acessar o sítio da rede social e habilitar a verificação em duas etapas, sempre que estiver disponível. Esse recurso, que oferece proteção extra para suas contas na Internet e pode prevenir eventuais ataques, foi tema de outro fascículo da Cartilha de Segurança do CERT.br. Dicas para elaborar senhas, manter seu computador e dispositivos móveis seguros e preservar a privacidade também podem ser conferidas nos demais fascículos.

Crianças e adolescentes

A versão atualizada do fascículo Redes Sociais reserva espaço maior para cuidados que os pais e responsáveis devem tomar para proteger seus filhos. A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013, também do Cetic.br, revela que 79% dos usuários de Internet entre 9 e 17 anos têm perfil nas redes sociais. A importância de respeitar os limites de idade estipulados pelos sítios e orientar os filhos é abordada no material.

"Percebemos que há uma tendência de pais exporem excessivamente os filhos nas redes sociais, o que pode levar ao constrangimento da criança e até à má utilização das imagens. O que pode ser algo inocente para um pai ou mãe pode ser encarado com outra conotação por pessoas mal-intencionadas", alerta Miriam. O fascículo também traz novas recomendações para proteger a vida profissional e da sua empresa.

Mais dicas

Disponível nos formatos PDF e ePub e licenciada sob Creative Commons, a Cartilha de Segurança para Internet (http://cartilha.cert.br/) do CERT.br fornece outras recomendações para navegar de forma segura. Além dos fascículos mencionados, há dicas sobre comércio eletrônico, Internet Banking e redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.