Pesquisa aponta diferenças entre homens e mulheres na hora de compartilhar arquivos online

0

As diferenças comportamentais entre homens e mulheres são sempre motivo de discussão e não é difícil destacar um estereótipo na hora de se referir a cada gênero. No entanto, quando o assunto é a vasta quantidade de conteúdos digitais como fotos, vídeos, entre outros formatos, a diferença entre os sexos pode ser ainda mais significativa. Uma pesquisa da F-Secure mostra que homens dão mais atenção à quantidade de conteúdo que possuem do que as mulheres, mas elas compartilham esse conteúdo com mais frequência.

O estudo, concluído pela Gfk, abrangeu entrevistas pela web com 6 mil usuários de banda larga, com idade entre 20 e 60 anos, de 15 países: Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polônia, EUA, Brasil, Chile, Colômbia, Austrália e Malásia. 

Quando questionados sobre a quantidade de conteúdo digital relacionado a fotos, vídeos, documentos e outros arquivos que eles têm em seus dispositivos, 23% dos entrevistados dizem que têm mais de 100 gigabytes de conteúdo, em comparação com 12% das mulheres. As entrevistadas em geral parecem não se importar com a quantidade de conteúdo, mas sim com o seu valor. Segundo a pesquisa, 46% das mulheres não sabem quantos arquivos possuem na rede, contra apenas 23% dos homens que dizem não saber sobre a quantidade de dados que mantêm online. 

Quando o assunto é back-up os homens mostram uma preocupação maior com a preservação de seus conteúdos, 77% afirma fazer back-up contra 75% das mulheres. O levantamento aponta ainda que os homens estão um pouco mais dispostos a usar um serviço de back-up na nuvem, 25% afirma utilizar o serviço versus 21% das mulheres. Os demais usuários assumem que ainda utilizam de dispositivos como pen-drives, HDs externos e CDs para armazenar documentos. Dentro desse cenário, os homens dizem ainda fazer back-up de seus conteúdos com maior frequência e 33% realizam essa tarefa pelo menos uma vez por semana. Já entre as mulheres, apenas 25% realiza a função. 

"Especialmente nos países da América Latina ainda não há o hábito frequente de fazer back-up, além do receio em armazenar o conteúdo na nuvem. Porém, na F-Secure nossa maior preocupação é manter a privacidade dos usuários. O Content Anywhere (www.f-secure.com/content-anywhere) garante total segurança aos nossos clientes. A tendência é ver um amadurecimento desses usuários e a migração para os serviços de nuvem", afirma Leandro Hernandez, vice-presidente da F-Secure para América Latina. 

O destino é sempre o Facebook 

Seja para fins de armazenamento ou apenas para compartilhar com os amigos, o Facebook figura no topo da lista de plataformas escolhidas para guardar informações. De acordo com a pesquisa, as mulheres são as que mais usam a rede social para este fim, com 39%. As entrevistadas assumiram carregar conteúdos no site pelo menos uma vez por semana em comparação a 34% dos homens. O YouTube vem em segundo lugar e é um pouco mais popular entre os homens, 21% deles inserem conteúdo no site pelo menos uma vez por semana, seguidos por 19% das mulheres. Em se tratando do uso geral do Facebook, as mulheres utilizam a rede social mais do que os homens; 82% para elas e 78% para eles. 

O armazenamento de conteúdo em nuvem levanta diversas questões sobre segurança. Entre as mulheres a preocupação é maior, 61% afirmam ficar apreensivas com o acesso não autorizado ao conteúdo que mantêm na nuvem e em serviços de back-up ou sites de redes sociais, já entre os homens essa preocupação atinge 57%. 

Quando os usuários do Facebook foram questionados sobre as configurações de privacidade, 23% dos homens e das mulheres concordaram que não sabem como definir as configurações da plataforma para o nível de privacidade desejado. E quando a questão tratou dos filhos, os entrevistados apresentaram novamente preocupação igual, com 57% afirmando não se sentirem confortáveis ao saber que seus filhos podem não ter as configurações de segurança e privacidade adequadas. 

Acesso a conteúdos e serviços por meio de vários dispositivos 

O mundo atual é "multidispositivo" e ambos os gêneros concordam que seria útil conseguir acessar todos os conteúdos de qualquer dispositivo. 64% das mulheres e 63% dos homens dizem que seria útil ter todo seu arquivo acessível em todos os seus dispositivos, onde quer que estejam. Já 60% dos homens e 59% das mulheres concordam que seria útil conseguir gerenciar em um só lugar todo o conteúdo armazenado nos variados serviços on-line que usam. 

A F-Secure oferece a solução de conteúdo pessoal em nuvem Content Anywhere (www.f-secure.com/content-anywhere), vendida pela empresa por meio de operadoras de telefonia móvel e banda larga, permite que os consumidores armazenem, sincronizem, acessem e compartilhem suas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos com segurança, em qualquer lugar, de qualquer dispositivo. Outra solução é o Safe Profile que ajuda a garantir que os perfis no Facebook realmente possuam o nível de privacidade que o usuário deseja. O Safe Profile descobre o quanto o perfil está potencialmente visível a outras pessoas e ajuda a proteger melhor as informações pessoais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.