Hacker sequestra dispositivos na Austrália por meio do Find My iPhone

0

Uma onda de relatos na Austrália dão conta de que hackers estariam utilizando o recurso Find My iPhone, da própria Apple, para "sequestrar" iPhones, iPods, iPads e até computadores Mac. De acordo com o jornal The Sydney Morning Herald nesta terça-feira, 27, vários usuários disseram que seus aparelhos foram bloqueados de repente pelo mecanismo de segurança. Uma mensagem em seguida dizia que o dispositivo havia sido hackeado por Oleg Pliss e que para desbloquear era necessário depositar uma quantia de US$ 50 a US$ 100 em uma conta no PayPal.

Oleg Pliss é provavelmente um nome fictício, mas o golpe pode não ser exatamente uma falha da Apple. Usuários australianos afetados procuraram as operadoras locais, como Vodafone, Rang Telstra e a Optus, mas todas negaram haver alguma brecha em suas redes. O que poderia ter havido é a exploração de banco de dados de outros serviços que, cruzados com informações disponíveis, poderiam ter levado os cibercriminosos a montarem uma base de usuários de aparelhos da Apple que potencialmente usariam a mesma senha do iCloud para outros serviços.

Para evitar que aconteça o mesmo há algumas alternativas, como não usar a mesma senha de outros serviços. Outra opção é a de utilizar a autenticação de dois fatores da Apple, que exige um código enviado por SMS ao iPhone ao utilizar a ferramenta Find My iPhone.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.